Se você acabou de fazer um implante dental, parabéns! Este novo “dente" não é apenas realista, mas também durável: mais de 95% dos implantes sobrevivem muitos e muitos anos. Mas cuidado: a doença periodontal (gengiva) pode inviabilizar essa longevidade.

Leia também: Por que você deve exigir um implante dentário de qualidade

Cuidar do seu implante dental é tão importante quanto cuidar dos seus dentes naturais
shutterstock
Cuidar do seu implante dental é tão importante quanto cuidar dos seus dentes naturais

A doença da gengiva é desencadeada pela placa bacteriana, uma película fina de bactérias e partículas de alimentos que se acumulam nos dentes. Se não for tratada, a infecção enfraquece a sustentação da gengiva aos dentes e causa a perda óssea de suporte, levando eventualmente à possível perda de dentes. 

Algo parecido vale para um implante dental : embora o implante em si não possa ser afetado pela doença, as gengivas e o osso que o suportam podem. E assim como um dente pode ser perdido, o mesmo acontece com um implante.

Dr Bruno Puglisi explica que a doença da gengiva que afeta um implante é chamada peri-implantite . Geralmente começando com os tecidos da superfície, a infecção pode avançar (muito rapidamente) abaixo da linha da gengiva para eventualmente enfraquecer o osso no qual o implante se tornou integrado (um processo conhecido como osseointegração ). 

À medida que o osso se deteriora, o implante perde o suporte seguro criado pela osseointegração e pode, eventualmente, amolecer e se perder.

Leia também: Entenda como perder um dente pode mudar o seu rosto

Você viu?

Como em outros casos de doença gengival , quanto mais cedo detectarmos a peri-implantite, melhores serão as chances de preservar o implante. É por isso que, nos primeiros sinais de uma infecção na gengiva - inchaço, vermelhidão ou sangramento nas gengivas - você deve entrar em contato imediatamente com seu dentista.

Se você tem peri-implantite, nós dentistas identificamos e removemos manualmente toda a placa e cálculo (tártaro) que alimenta a infecção, o que também pode exigir acesso cirúrgico a depósitos de placas mais profundas.

As roscas ou espirais do parafuso do implante em uma infecção da gengiva podem tornar-se refúgios para as bactérias causadoras de doenças crescerem e se esconderem.

Evidentemente, a melhor maneira de tratar a peri-implantite é tentar evitá-la através da escovação diária e do uso do fio dental, e pelo menos duas vezes por ano (ou mais, se recomendarmos) visitas odontológicas para limpezas e exames radiograficos. 

Leia também: Dentes em um dia. O que são os implantes com carga imediata

Manter os tecidos de suporte livres de doenças aumentará as chances do implante dental para uma vida longa e útil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!