Amamentação
shutterstock/Reprodução
Saúde bucal de lactantes exige atenção, diz profissional de saúde

A amamentação é o presente mais natural que uma mãe pode dar ao seu filho. Apesar disso, é importante, além de cuidar dos dentes de leite de seus bebês, é muito importante cuidar da própria saúde bucal. 

Uma mãe que amamenta deve praticar seus cuidados de higiene bucal de rotina para manter seus dentes e gengivas saudáveis.

Aqui estão algumas dicas de saúde bucal para novas mães.

  • AGENDE SUA CONSULTA ODONTOLÓGICA

Agende uma  consulta preventiva de rotina. Níveis elevados de hormônios da gravidez podem afetar a saúde bucal das mulheres. Isso, por sua vez, pode levar à inflamação das gengivas, sangramento e mau hálito. Uma manutenção da saúde bucal constante pode ajudar a prevenir qualquer doença dentária. Ocasionalmente, foi constatado que, devido ao estresse pós-parto, algumas mães desenvolvem o hábito de ranger os dentes. Conversar com seu dentista pode ajudar a prevenir esse hábito.

  •  A DIETA TEM INFLUÊNCIA DIRETA SOBRE OS DENTES

A ingestão alimentar adequada é necessária para a mãe que amamenta, uma vez que tem influência direta na produção de leite. No entanto, devido à ingestão inadequada de cálcio, pode haver perda de densidade óssea que pode afetar os dentes e gengiva. 

As mães que amamentam devem aumentar sua contagem de calorias comendo bons alimentos que são ricos em nutrientes como  proteínas, fibras e verduras. Também é recomendado tentar minimizar a ingestão de açúcar. Também é aconselhável que as mães que amamentam aumentem a ingestão de água e se mantenham hidratadas.

  • SIGA UM REGIME ADEQUADO DE HIGIENE ORAL EM CASA 


Os cuidados adequados de higiene oral devem ser seguidos em casa. Isso inclui escovar os dentes 3 vezes ao dia. Recomenda-se o uso de enxaguantes bucais e fio dental também.

  • É SEGURO PARA MÃES LACTANTES FAZEREM SEU TRATAMENTO ODONTOLOGICO?


Fazer tratamento dental durante a amamentação não faz mal. No caso de alguma cárie, dor, ou sangramento gengival, é sempre recomendável fazer o tratamento o quanto antes, para que o quadro não se agrave. 

Porém, é sempre melhor dizer ao dentista que você está amamentando. Isso ajudará seu dentista a prescrever medicamentos que sejam seguros para você e seu filho. Até para ser aplicado o anestésico correto e avaliar a possibilidade de tirar RX.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!