Canabidiol veio para ficar na odontologia
shutterstock
Canabidiol veio para ficar na odontologia

Se você está sentindo dores no maxilar ou dores de cabeça misteriosas, você pode estar entre os milhares de brasileiros com distúrbio da articulação temporomandibular, ou ATM.

Os distúrbios da ATM afetam a articulação que conecta o osso da mandíbula e o crânio.  E embora essas condições normalmente não sejam fatais, elas certamente podem impactar negativamente a qualidade de vida de alguém.

O tratamento para distúrbios da ATM pode incluir uma variedade de medicamentos prescritos e até mesmo cirurgia, mas essas abordagens podem ter efeitos colaterais graves.  Agora, porém, os que sofrem de DATM estão recorrendo à cannabis como uma forma mais segura de aliviar a dor e outros desconfortos de distúrbios leves a graves da TMJ.

O que é DATM?

DATM é um termo genérico para um conjunto de condições que causam dor e disfunções na articulação da mandíbula e nos músculos que controlam o movimento da mandíbula para falar e mastigar.  Os distúrbios da ATM geralmente incluem:

- Dano interno ou disfunção da própria articulação da mandíbula, de causas como disco deslocado ou lesão da mandíbula

- Dor miofacial, que causa dor ou desconforto nos músculos que controlam o movimento da mandíbula

- Artrite, que pode causar degeneração e inflamação dos discos e cartilagem da articulação temporomandibular que conecta a mandíbula ao crânio

Além de lesões na mandíbula ou um distúrbio sistêmico, como artrite, os dentistas não têm certeza do que causa a ATM. Mas a genética pode desempenhar um papel e o estresse também.  Em particular, o estresse pode fazer com que alguém aperte os músculos da mandíbula ou ranger os dentes - uma condição chamada bruxismo que pode acontecer até mesmo quando alguém está dormindo.

Os sintomas mais óbvios da ATM incluem dor na própria mandíbula e dor nos músculos que controlam o movimento da mandíbula.  Mas esses distúrbios também podem ter outros sintomas menos óbvios, como:

  • Dores ou dores dentro e ao redor da orelha
  • Dor ou dor no rosto
  • Barulhos de estalo ou clique quando a mandíbula se move
  • Dificuldade em mastigar
  • Travamento da articulação da mandíbula, dificultando abrir ou fechar a boca
  • Desalinhamento dos dentes superiores e inferiores
  • A ATM também está associada à ansiedade e depressão.  E as pessoas também costumam se queixar de insônia devido à dor e à tensão muscular.

 Junto com esses sintomas, a ATM também pode tornar difícil comer, beber ou falar.

Como as pessoas costumam aliviar a dor na ATM?

Como a ATM pode ter várias causas e esses distúrbios afetam as pessoas de maneiras diferentes, os tratamentos para a ATM variam amplamente.  Pessoas com TMJ leve podem tomar analgésicos de venda livre e empregar estratégias de autocuidado, como massagem ou compressas térmicas.  Algumas pessoas se beneficiam de aconselhamento, mudanças no estilo de vida ou fisioterapia.

Mas para DATM mais grave, os dentistas podem prescrever medicamentos de várias classes diferentes de drogas, como:

-Medicamentos para dor com prescrição de medicamentos

-Medicamentos antiinflamatórios para aliviar o inchaço e o calor das articulações

-Antidepressivos tricíclicos, que podem aliviar o bruxismo e a insônia

-Relaxantes musculares para dor causada por aperto da mandíbula e espasmos musculares

Você viu?

Quando o autocuidado e os medicamentos não fornecem alívio, injeções de corticosteroides ou cirurgia podem ser uma opção.  Esses métodos de alívio dos sintomas da ATM também podem ter efeitos colaterais e riscos consideráveis, mas algumas pesquisas sugerem que a cannabis pode aliviar a dor e relaxar os músculos sem os riscos associados a medicamentos ou procedimentos invasivos.

Como a Cannabis pode ajudar na dor na ATM?

A cannabis contém mais de 400 compostos que contribuem para os perfis únicos de cepas individuais de cannabis - e essas substâncias funcionam juntas para ajudar a aliviar os sintomas de uma série de problemas de saúde.

Os compostos de cannabis, como o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), fazem isso ativando ou influenciando os receptores no sistema endocanabinoide do corpo (REC).

O REC é uma rede de receptores celulares que respondem aos canabinóides naturais produzidos pelo corpo e aos quase idênticos na planta de cannabis.  A maconha pode ativar os receptores endocanabinoides no cérebro e nos tecidos musculares para aliviar as dores dos distúrbios da ATM - e reduzir a ansiedade e a depressão que muitos portadores de ATM experimentam.

Desordens da ATM de todos os tipos causam dor, não apenas na mandíbula, mas também em:

  • Ouvidos
  • Face
  • Pescoço

Agora, um considerável grupo de pesquisas revela que a canabis medicinal pode aliviar a dor de uma variedade de condições crônicas, como a artrite.  Em muitos casos, pode ser tão eficaz no alívio da dor quanto os analgésicos opióides.  E como você provavelmente sabe, os opióides são uma classe de medicamentos prescritos poderosamente viciante.

A tensão e os espasmos dos músculos da ATM podem causar dor e criar problemas para mastigar, beber e mover a boca e a mandíbula.  Mas a cannabis pode promover o relaxamento muscular, mesmo em condições neurológicas crônicas, como a doença de Parkinson.  Algumas pesquisas indicam que ele também pode relaxar os espasmos musculares da ATM no rosto e na mandíbula e reduzir o aperto da mandíbula que causa rigidez e dor.

Como a cannabis pode promover relaxamento e reduzir a ansiedade, ela também pode ajudar a aliviar os sintomas da ATM em todo o corpo, como:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia

 É importante ter em mente, porém, que algumas cepas de maconha, ou simplesmente consumir muito cepas com alto teor de THC, também podem produzir o efeito oposto, a saber:

  • Ansiedade
  • Agitação
  • Batimento cardíaco acelerado

 Como tomar maconha para TMJ

A cannabis vem em muitas formas e quase todas elas podem aliviar os sintomas da ATM.  Fumar e vaporizar cannabis pode fazer com que compostos de cannabis cheguem à corrente sanguínea rapidamente através dos capilares dos pulmões.  Mas, para algumas pessoas com DATM, os movimentos da boca necessários para fumar ou vaporizar podem piorar uma condição existente da ATM.

As tinturas são extratos líquidos de canabinóides e terpenos que são normalmente colocados sob a língua.  As membranas mucosas da boca absorvem a cannabis rapidamente, então esse método de uso da cannabis pode fornecer um alívio relativamente rápido para a dor, ansiedade e outros sintomas.  Variantes que funcionam de maneira semelhante incluem capsulas oleosas e filmes que as pessoas podem colocar na língua ou na parte interna da bochecha.

Cannabis comestíveis como gomas ou chocolates entregam compostos de cannabis mais lentamente do que outros métodos, uma vez que o sistema digestivo deve processar a cannabis antes de atingir a corrente sanguínea e ainda é ilegal no Brasil (não há regulamentação da Anvisa para uso nestas formas).  

Mas os óleos de uso sublingual ou oral também podem ajudar a aliviar a dor na mandíbula, relaxar os músculos e acalmar a ansiedade, especialmente se eles tiverem um alto teor de CBD calmante.

A maioria dessas preparações é rica em CBD, mas contém pouco ou nenhum THC.

Um distúrbio da ATM pode ser um inconveniente temporário ou uma condição crônica que afeta muitos aspectos da vida de uma pessoa.  Mas a cannabis pode oferecer alívio rápido e seguro sem os efeitos colaterais de muitos dos tratamentos padrão de hoje para a ATM.

Para o próximo mês Dr Bruno Puglisi estará ministrando um curso para Dentistas sobre o canabidiol e suas aplicações na odontologia para maior entendimento dos profissionais

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!