Abscesso dentário
shutterstock
Abscesso dentário

Abscesso é um acúmulo de pus. O pus é uma mistura de glóbulos brancos, tecido morto e bactérias. Ele se acumulam nos locais em que nosso corpo está combatendo uma infecção.

Causas:

Um abscesso dentário é causado por bactérias que atingem a polpa dos dentes ( que é a estrutura interna do dente , onde está o famoso nervo dental ) ou a gengiva em volta dos dentes. A polpa pode ficar infeccionada também quando há uma cárie profunda ou um trauma . O corpo ataca a infecção com grandes números de leucócitos (glóbulos brancos). Os glóbulos brancos mortos se transformam em pus que forma o abscesso.

Os sinais e sintomas:

  • dor de dente persistente, e muito forte
  • sensibilidade extrema à temperatura
  • dor ao mastigar ou morder
  • febre
  • inchaço no rosto ou nas bochechas
  • inchaço nos gânglios do pescoço


O motivo da dor e inchaço é o acumulo de pus na região e a necessidade dele sair ( drenar ) por algum local. Como o dente é uma estrutura extremamente dura o pus busca o caminho mais fácil que é a gengiva ao redor do dente , mas para chegar até o ponto de drenar ele destrói o osso ao redor e drena a partir da gengiva. mas até isso acontecer leva um tempo e a dor chega a ser insuportável. Bochechos locais com agua morna ou quente podem ajudar a drenar –lô. Mas se chegar a esse ponto a procura de um dentista é fundamental.

Tratamento

Incisão e drenagem do abcesso e limpeza com soro fisiológico. Essa incisão é diretamente no local do inchaço , em algumas vezes também pelo próprio dente em que se tem uma cárie muito profunda e já em comunicação com a polpa dental. Feito isso o alivio é imediato.

Após a emergência realizada o profissional irá avaliar a real causa do problema e trata-la , que pode ser desde o tratamento do canal ou até a extração desse dente.

Muitas pessoas ao se livrarem da dor acabam não dando continuidade ao tratamento odontológico , mas isso pode ser extremamente perigoso pois a infecção irá voltar podendo se espalhar para outras regiões da boca e até para o corpo.

O medicamento indicado será o antibiótico que seu próprio dentista irá receitar. E como sempre a prevenção é o melhor remédio, não tenha medo do dentista e sim do problema que pode aparecer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!