Tamanho do texto

Médica dermatologista, Ligia Kogos, dá dicas para você ter pernas lindas

Um aspecto altamente atraente numa mulher, é o uso de vestido ou saia, com as pernas à mostra, com pele brilhante, saudável, viçosa, quase livre de imperfeições.

Leia também: Fumar pode atrapalhar resultado da cirurgia plástica ou procedimento estético

Meias parecem ter ficado restritas aos dias mais frios, e se essa informalidade pode ser mais prática, por outro lado, provoca preocupações e insegurança quanto a aparência das pernas . Isso faz com que muitas mulheres acabem por se decidir, ainda que a contragosto, em vestir calça comprida, ao invés de sucumbir ao prazer e encanto de exibir as pernas. Mas há maneiras simples de torná-las bonitas.

Aprenda a cuidar bem das suas pernas e fique a vontade para poder usar suas roupas sem se sentir insegura
Pinterest
Aprenda a cuidar bem das suas pernas e fique a vontade para poder usar suas roupas sem se sentir insegura


As queixas mais frequentes são:

Pernas “Brancas” – Somando-se ao conceito (equivocado) que pernas branquinhas são menos atraentes, o fato é que a ausência de bronzeado, permite maior visualização de manchas, vasos, cicatrizes e pelos encravados. Se não há tempo de tomar sol, você pode lançar mão dos autobronzeadores e da maquilagem .

Autobronzeador - a cor dourada, levemente alaranjada, é à custa da oxidação da camada de queratina mais superficial, não é melanina verdadeira e nem tampouco maquilagem. Mas é eficiente e não oferece riscos. Se você for muito clara, comece com os mais suaves que vão dando cor progressiva, para que erre menos ao espalhar. O tom aparece após algumas horas. Use diariamente até atingir tonalidade desejada. Depois, aplique uma vez por semana para manutenção. Pigmenta mais as áreas mais grossas (joelhos) .

Leia também: Saiba dez mitos sobre campanhas de vacinação

Maquilagem especial para pernas em forma de spray, que pode-se ajudar a espalhar com auxílio de hidratante. O efeito é muito bonito, escondendo as manchas e dando um tom bronzeado e brilhante ao gosto de cada uma.

Pernas ressecadas – resolve-se com hidratante que contenha ingredientes poderosos como a ureia, o ácido lático, óleos naturais, lanolina, glicerina e dimethicones. Aplicar todos os dias, mas se não houver tempo, esses hidratantes poderosos promovem ação que perdura por dias. A pele fica macia e bem mais homogênea, contribuindo até para clareamento de manchas pré-existentes.    

Manchas decorrentes de alergias, picadas de mosquito, pelos encravados, melhoram com cremes combinando hidratantes fortes com ácidos como AHA (Alfa hidróxiácidos, Glicólico, ou Ácido Retinóico com Hidroquinona) além de  corticóides prescritos por dermatologista.     

Pelos grossos e resistentes - se a depilação é sempre um transtorno, considere a solução definitiva com laser de diodo (Light Sheer). Mas, enquanto não se decide, procure entremear entre as depilações com cera ou lâmina, um depilador elétrico que arranque os pelos, ainda que não atinja os mais curtos.  A vantagem é que estes pelos vão se enfraquecendo, fazendo com que a necessidade de depilações fique mais espaçada. 

Vasos - mais cedo ou mais tarde, surgem para quase todas as mulheres. Ocorrem pela dificuldade de retorno venoso, mas também, por transparência da pele que à medida que perde colágeno permite a visualização dos vasos nas camadas mais profundas.  Deve-se manter o peso certo, pra não sobrecarregar as pernas, caminhar com certa regularidade, periodicamente consultar o cirurgião vascular para eliminar os vasos mais visíveis e usar um hidratante estimulador de colágeno para não perder a firmeza.   

Leia também: Bruxismo: entenda o ranger dos dentes

Celulite e Flacidez – melhoram muito com dieta e exercícios físicos. Cremes à base de cafeína, thiomucase, hialyronidade, aplicados com dois minutos de massagem circular, contribuem para deixar as pernas mais firmes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.