Essa é uma das perguntas mais frequentes que eu recebo nas redes sociais: estou exausto (a), tem como curar ou reverter o diabetes? Quando leio isso, eu entendo a pessoa que me escreveu. A rotina de cuidados é cansativa , mesmo quando a gente consegue tornar isso automático. Pensar o tempo todo no diabetes e se a glicose está baixa ou alta cansa, mas eu garanto que o que mais causa essa sensação é também a falta de informação. Tem muita gente que compartilha informações falsas e isso gera uma frustração em muitas pessoas quando elas caem na real, às vezes da pior forma possível.
Mas hoje eu quero trazer a resposta para você que está se sentindo assim: exausto do diabetes. Talvez seu caso possa sim ser revertido! Na verdade, é o que os especialistas chamam de remissão do diabetes. Só que isso não vale para todos os casos. Podemos dizer que é uma aposta, no caso uma aposta para melhorar sua saúde e sua vida. Antes precisamos entender o seguinte:
Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o pâncreas para de produzir insulina, ou seja, a pessoa sem aplicações de insulina diária não consegue viver com qualidade nem por muito tempo. Nesse caso, apesar de vários estudos e pesquisas, ainda não há cura.
Já o diabetes tipo 2, que representa cerca de 90% dos casos, pode acontecer de a pessoa ter a chamada "remissão". Digamos que o diabetes adormece. Por exemplo, se você recebe o diagnóstico precoce e inicia todo o cuidado como: uso da medicação prescrita, acompanhamento de rotina, alimentação balanceada e atividade física, pode acontecer da taxa de glicose no sangue ficar dentro da normalidade, como um de uma pessoa que não tem diabetes.
Vale reforçar, que cada corpo reage de uma forma e essa remissão pode acontecer com a perda de peso, melhores escolhas alimentares, ou seja, com bons hábitos que melhoram a saúde de uma forma geral. Agora, se a pessoa que conseguiu a remissão do diabetes (taxa de glicose dentro do que é considerado normal) volta a ter hábitos ruins, o açúcar no sangue volta a subir. Por isso, os especialistas não usam a palavra "cura" e sim "remissão". Tudo vai depender de como seu organismo vai reagir à essas mudanças.
Portanto, um conselho para você que convive com diabetes tipo 2: não acredite em produtos milagrosos que querem te vender nem deixe seu tratamento médico de lado. Apesar de cansativo, esses cuidados são necessários para melhorar o controle do diabetes e evitar as complicações da glicose alta no sangue como derrame, infarto, problemas renais, cegueira e amputações.
O diabetes controlado te dá qualidade de vida para ser feliz e dependendo do seu tipo de diabetes, você pode até deixá-lo "adormecido"!
Mais informações sobre diabetes e seus cuidados você confere também no Portal Um Diabético .