De acordo com uma levantamento que analisou respostas de mais de 13,4 mil pessoas, os brasileiros são o segundo país mais disposto a se vacinar contra a Covid-19, com 85,3% da população que aguarda "um imunizante seguro e eficaz".
O estudo foi publicado na revista Nature e apurou dados de 19 países mais atingidos pela pandemia. O Brasil ficou atrás apenas da China, onde 88,6% das pessoas estão dispostas a se vacinar .
Apesar da notícia indicar uma cultura positiva de saúde pública, é importante destacar que outro estudo recente fala sobre a rejeição dos brasileiros às vacinas produzidas na China e na Rússia , além de certa descrença na produção científica do país - o que pode gerar desconfiança sobre a segurança de um possível imunizante.
Atualmente, mais de 100 estudos buscam a produção de uma vacina que possa frear o avanço da pandemia da Covid-19. De acordo com os pesquisadores, o percentual de pessoas que hesitaria ou rejeitaria uma vacina no atual contexto mundial (28%) ainda é considerado alarmante.