Agência tem calendário estabelecido para imunização de Oxford e CoronaVac
Foto: Governo de SP
Agência tem calendário estabelecido para imunização de Oxford e CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionará em dezembro duas fábricas na China responsáveis pela produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) das duas principais vacinas cogitadas no Brasil: a imunização da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, e a produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.

De acordo Anvisa, o órgão verificará as condições de fabricação do IFA e, após a inspeção da fábrica, dará ou não certificação para as empresas. Esse passo é fundamental para obtenção do registro da Vacina na agência. A partir da validação das condições das fábricas, as empresas ficam habilitadas para produção de lotes comerciais de IFA que circulem no Brasil já em dezembro.

A previsão é que até a primeira semana de janeiro essa parte do processo de produção da vacina esteja certificada. Assim como a Sinovac, a AstraZeneca também produz seu IFA na China. A inspeção terá a presença de 5 servidores veteranos da Anvisa, com mais de 400 missões de verificação no currículo.

Após essa etapa, a empresa ainda precisa comprovar a eficácia do produto. Durante o processo de inspeção da empresa, a Anvisa verifica se a fabricante tem capacidade de produzir o imunizante com a qualidade adequada.

Nesse processo, são avaliadas as estruturas da área de produção, armazenamento e laboratório de controle de qualidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!