vacina
Foto: Governo de São Paulo / Divulgação
"A imunização será um dos processos para começar a mudar o impacto dessa pandemia que atingiu toda a sociedade", afirmou a presidente da Fiocruz

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pesquisadora Nísia Trindade Lima, afirmou na manhã desta segunda-feira que a produção da vacina contra a Covid-19 deve começar entre janeiro e fevereiro e que a imunização da população deve ter início ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

A Fiocruz vai fabricar a vacina da Universidade de Oxford com a biofarmacêutica AstraZeneca quando ela for aprovada.

— A nossa expectativa é que possamos encaminhar a vacina entre os meses de janeiro e fevereiro para começar a produção. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá acompanhar todo o processo. Assim, temos a expectativa de que todo o processo de imunização (no Brasil) comece a ser feito no primeiro trimestres de 2021 — afirmou Nísia Trindade Lima.

— A imunização será um dos processos para começar a mudar o impacto dessa pandemia que atingiu toda a sociedade — completou a presidente da Fiocruz.

A declaração foi dada após um ato pelo Dia de Finados que contou com a presença de 50 pessoas no Cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro. Foi inaugurada uma obra — a “Chama da Esperança” — que é uma pira, que só será apagada quando houver a descoberta de uma vacina. Parte das chamas foram levadas para a Fiocruz.

— A chama na Fiocruz significa confiança no trabalho da ciência, de iluminação para o trabalho de toda a pesquisa da nossa instituição. Estamos trabalhando com a ciência para que essa mensagem de esperança se dê a partir de testes e da vacina. O papel da Fiocruz está sendo conduzir a pesquisa científica, reforçar o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e produzir as doses — completou Nísia Trindade.

Responsabilidade

O ato foi realizado pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que afirmou que a igreja apoia a ciência para a produção e a distribuição das vacinas contra o novo coronavírus. No entanto, o cardeal disse que “cada pessoa tem liberdade” para aceitar ou não a imunização. Mas, ele pede que a população se vacine quando surgir as doses.

— Não cabe a gente julgar as pessoas em suas liberdades. Cabe a gente, rezar para que possamos ter a vacina e aquele que acreditam na validade da vacina, possa receber e ser imunizado. A igreja nunca foi contra a vacina e incentivamos a imunização de crianças e adultos. Mas, cada um sabe da sua própria vida e de sua responsabilidade — disse Orani.

Durante a homilia, o padre falou de esperança, fé e perseverança. Afirmou também que “a vida não termina com a morte e que parentes de vítimas da Covid-19 devem ter confiam em dias melhores. Muitos que estiveram na cerimônia de finados não puderam enterrar seus parentes.

— Esse é um dia que temos que ser solidários com tantas pessoas que sofrem nesse ano; com as famílias que perderam seus entes queridos, que não puderam fazer o velório e entregar seus entes queridos a Deus. (Por isso) rezamos a missa. Do outro lado tivemos a oportunidade de acender a pira, a luz, que parte dela vai para a Fiocruz, onde rezamos, para que nossos cientistas, sejam iluminados para a descoberta da vacina — e seguiu — Acreditamos que a vida não termina com a morte. Rezamos, pois mesmo aqueles que mesmo mortos estão vivos em Deus. Que as pessoas que perderam seus entes queridos sigam a vida tomando todas as precauções.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!