Vacina
Agência O Globo
Contrabando pode ser obstáculo na vacinação da Covid-19

Uma verdadeira operação de guerra para fiscalizar o transporte de vacinas contra a Covid-19 deve ser organizada pela maioria dos países. É possível que, devido ao seu imenso valor, os lotes de vacina sejam alvo de quadrilhas especializadas e falsificação.

Apesar da necessidade de redobrar a segurança, o momento entra em conflito coma necessidade de rápida aprovação, tanto para garantir a imunização mais rápida quanto para preservar insumos e materiais sensiveis.

De acordo com o gerente do Programa de Saúde e Segurança da OMA (Organização Mundial de Aduanas), Maurice Adefalou, uma operação realizada entre maio e julho para fiscalizar o transporte de medicamentas "é um ótimo barômetro do problema". Ou seja, apesar da dimensão do problema, há experiência por parte da OMA.

Em entrevista à RFI, ele afirmou as rotas de comério ilegal já são conhecidas, o que facilita muitas estratégias. Além disso, a operação Stop - como ficou conhecida a ação em maio - adiantou que a maioria dos produtos interceptados vêm de países asiáticos, além de detalhes sobre algumas estratégias criminosas. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários