Os dados foram publicados na revista científica
Foto: Reprodução
Os dados foram publicados na revista científica "New England Journal of Medicine", uma das mais importantes do mundo

Os resultados preliminares da fase 3 da vacina da Pfizer e da BioNTech foram publicados, nesta quinta-feira (10), na revista científica "New England Journal of Medicine", uma das mais importantes do mundo.

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, a BNT162b2, é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil.



As informações já haviam sido divulgadas em novembro, mas só agora foram publicadas em revista.

Isso significa que os dados da pesquisa foram examinados e validados por outros cientistas. Os resultados mostraram que a eficácia alcançada foi de 95% na prevenção à doença, e não houve efeitos colaterais graves.

Os laboratórios foram os segundos a divulgar dados de uma vacina em revista científica. Na terça (8), Oxford e AstraZeneca também publicaram resultados.

Os testes também envolveram pessoas com mais de 65 anos, e, nesta faixa etária, a vacina teve 94,7% de eficácia. A idade mínima de participação foi 16 anos.

Foram analisados 170 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-CoV-2): 8 entre participantes que receberam a vacina e 162 entre participantes que receberam o placebo (substância inativa).

Entre os 10 casos graves de Covid-19, nove ocorreram no grupo placebo e 1 no grupo da vacina. 43.448 participantes participaram do estudo – 21.720 receberam a vacina e 21.728 receberam o placebo. Foram recrutados voluntários da Argentina, Brasil, África do Sul e Estados Unidos.

A vacina foi administrada em duas doses, no intervalo de 21 dias. A eficácia começou após 28 dias da aplicação da primeira dose da vacina (sete dias após a aplicação da segunda dose).

No intervalo entre a primeira e a segunda dose, a eficácia da vacina observada contra Covid-19 foi de 52%. Entre os efeitos colaterais, 3,8% apresentaram fadiga e 2% tiveram dor de cabeça após a segunda dose.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários