As regras de distribuição dos 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford e de 1,2 milhão de doses da CoronaVac foram definidas assim pelo Ministério da Saúde
Foto: Thinkstock/Getty Images
As regras de distribuição dos 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford e de 1,2 milhão de doses da CoronaVac foram definidas assim pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde começou a distribuir novos lotes de vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). São 3,2 milhões de novas doses que vão permitir a partir desta quinta-feira (25) a retomada da vacinação em várias partes do país.

As regras de distribuição dos 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford e de 1,2 milhão de doses da CoronaVac foram definidas assim pelo Ministério da Saúde: a maior parte das vacinas segue para os estados do Amazonas, Pará e Acre - onde a velocidade de contágio do vírus é mais preocupante; nos demais estados continua valendo o princípio da proporcionalidade da população.

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, a campanha de aplicação da primeira dose da vacina também retorna hoje e serão vacinados os idosos com 82 anos. Amanhã (26) será a vez daqueles com 81 anos. Já no sábado (27) serão pessoas com 80 anos, de acordo com calendário divulgado ontem pela prefeitura.

O município recebeu nesta semana 105 mil doses de CoronaVac e de AstraZeneca. Essa faixa etária tem uma população estimada de 100 mil pessoas. Sábado também será um dia de repescagem para aqueles que têm mais de 80 anos e perderam seu dia de vacinação previsto no calendário. Nos três dias, os postos de saúde e centros de saúde da família aplicarão a vacina das 8h às 17h. Também estarão abertos pontos de vacinação do Planetário da Gávea e do Museu da República, no Catete.

Em relação aos pontos de vacinação drive thru, hoje e amanhã funcionarão, das 9h às 15h, os pontos da Uerj (que fica no bairro do Maracanã) e do Parque Olímpico (na Barra da Tijuca). No sábado, os pontos de drive thru funcionarão das 8h às 14h (Engenhão) e das 8h às 15h (Cidade Universitária, CMS Belizário Penna, CMS Manoel Guilherme da Silveira, Parque Madureira, Parque Olímpico, Policlínica Lincoln de Freitas Filho, Sambódromo e Campus da UFRJ na Praia Vermelha).

Você viu?

A prefeitura do Rio teve que cancelar, no dia 17 deste mês, a aplicação de primeira dose em idosos, devido à falta da vacina no município. Por isso, o calendário inicial, que previa a vacinação de todas as pessoas com 75 anos ou mais até o próximo sábado, acabou sendo adiado.

São Luís

A Prefeitura de São Luís anunciou que retoma a partir de quinta a campanha de vacinação em idosos contra a Covid-19 na capital. A campanha estava suspensa desde o dia 18 de fevereiro, devido a falta de doses do imunizante.

Nesta etapa, serão vacinados com a 1ª dose da vacina os idosos entre 80 a 83 anos que já haviam sido cadastrados anteriormente pela plataforma Vacina São Luís. A partir disso, a vacinação acontece da seguinte forma: 25 de fevereiro (quinta-feira): idosos com 83 anos; 26 de fevereiro (sexta-feira): idosos com 82 anos; 27 de fevereiro (sábado): idosos com 81 anos; 1º de março (segunda-feira): idosos com 80 anos.

Ao todo, o município de São Luís recebeu 9.210 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao estado nesta quarta-feira (24). As doses foram repassadas pelo governo à Prefeitura ainda na tarde desta quarta.

Salvador

A prefeitura de Salvador também vai retomar a aplicação da primeira dose da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta, para idosos com 83 anos ou mais, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a SMS, com a retomada na quinta-feira, a vacinação será feita de forma escalonada. Confira o cronograma: quinta-feira (25): 83 ou mais, sexta-feira (26): 82 ou mais, segunda (01): 81 ou mais, terça-feira (02): 80 ou mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!