A Sinopharm já foi autorizada para uso na China, mas até o momento, não entrou com nenhum tipo de pedido de autorização ou registro na Anvisa
Foto: Pixabay
A Sinopharm já foi autorizada para uso na China, mas até o momento, não entrou com nenhum tipo de pedido de autorização ou registro na Anvisa

O Ministério da Saúde deve se reunir na sexta-feira (12) com a farmacêutica chinesa Sinopharm para discutir a compra de vacinas contra Covid-19. Além da Sinopharm, a Blau Farmacêutica também deve participar da reunião.

Em fevereiro, a Blau recebeu certificado de Boas Práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma nova fábica de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção de imunizantes, na cidade de Cotia, em São Paulo.

Na segunda-feira (8), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, enviou uma carta ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para solicitar ajuda nas negociações com a Sinopharm para aquisição e envio de 30 milhões de doses do imunizante ainda no primeiro semestre deste ano.

No texto, Franco afirmou que o país corre o risco de interromper o plano nacional de vacinação.

"A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional", diz um trecho da carta. "Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19".

Você viu?

A Sinopharm já foi autorizada para uso na China, mas até o momento, não entrou com nenhum tipo de pedido de autorização ou registro na Anvisa.

No início do mês, o GLOBO mostrou que o Ministério da Saúde havia iniciado conversas com a farmacêutica e que a empresa já se movimentava a nível estadual. Na ocasião, a Sinopharm já havia procurado o governo do Espírito Santo. A Bahia também já havia pedido à Embaixada da China para facilitar as conversas com a farmacêutica.

Em dezembro, a farmacêutica anunciou que taxa de eficácia de seu imunizante é de 79,34%, com base em resultados preliminares dos estudos de fase 3.

Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha com a possibilidade de disponibilização de cerca de 38 milhões de doses, uma baixa de 7,9 milhões de doses em relação ao que foi anunciado pela pasta em fevereiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!