Dr. Anthony Fauci
Reprodução/BBC News Brasil
Dr. Anthony Fauci


O principal infectologista do governo do presidente dos Estados Unidos , Joe Biden , falou nesta quarta-feira (24) sobre a intenção em ajudar o Brasil no enfrentamento à pandemia de covid-19Anthony Fauci demonstrou preocupação com a situação brasileira e disse que pretende se reunir com autoridades do país para entender como prestar o auxílio. 

Uma matéria publicada pelo The New York Times revelou haver uma pressão para que Biden disponibilize doses da vacina AstraZeneca com outros países. O imunizante não está sendo usado nos Estados Unidos porque ainda não foi aprovado. O Itamaraty informou que desde então está em contato com o governo americano e tem tentado agendar reunião. 


Entretanto, o país não se comprometeu em compartilhar as doses e as autoridades afirmaram que a prioridade é garantir a imunização nos EUA, antes de disponibilizar o excedente. "Depois de cuidarmos da situação realmente difícil que temos em nosso próprio país, com mais de 535 mil mortes, obviamente teremos, no futuro, vacina excedente, e certamente consideramos tornar essa vacina disponível para países que precisam dela", explicou o infectologista. 

A Casa Branca divulgou na última semana ter 7 milhões de doses da AstraZeneca para compartilhar com a comunidade internacional e anunciou o empréstimo de 2,5 milhões para o México e 1,5 milhão para o Canadá. O país tem sido pressionado à disponibilizar a vacina especialmente para países pobres e em desenvolvimento. Até o momento, 85 milhões de habitantes dos EUA foram imunizados com pelo menos uma dose.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!