Imunização contra o coronavírus
Foto: Pixabay/Creative Commons
Imunização contra o coronavírus

O Brasil vacinou 19,2 milhões contra a Covid-19, cerca de 9% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A segunda dose já foi aplicada em 5.342.361 pessoas (2,52% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

Ao todo, 19.183.802 brasileiros tomaram pelo menos uma dose até o sábado (3). No último período, a a primeira dose de vacina foi aplicada em 328.910 pessoas. Já 70.338 brasileiros receberam a segunda dose nas últimas 24 horas.

Restrições em SP só acabam quando 70% da população estiver vacinada

São Paulo é um dos cinco estados brasileiros que já imunizaram mais de 10% da população. De acordo com a Secretaria de Saúde, 10,1% das pessoas tomaram a primeira dose e 3,42%, a segunda. Embora esteja entre os que mais vacinaram, o estado ainda está longe do ideal.

Para ter um maior relaxamento das medidas restritivas, será necessário que o índice de imunizados chegue a, pelo menos, 70%. É o que afirma o coordenador-executivo do Centro de Contingência Contra a Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo.

O coordenador esclarece: “Como ainda falta em torno de 90% da população para ser vacinada, nós devemos ainda manter todas as medidas de distanciamento que temos implementado. Isso deve durar até o momento que nós possamos contar com 70 a 80% da população já imunizada”.

Com o índice de 70% de vacinados, o estado chegará à chamada imunidade coletiva, o que, segundo o dirigente, “vai reduzir a possibilidade de encontro entre uma pessoa com o vírus e uma pessoa que não foi imunizada”.

“A tendencia é de redução da transmissibilidade da doença. Mas, até lá, nesse momento, mesmo para quem já está vacinado, a recomendação é continuar com os cuidados que já vinham tomando antes”, orienta.

Fonte: Consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!