A remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica no dia 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021
Foto: Reprodução/Twitter Pfizer
A remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica no dia 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021

O primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech chega ao Brasil nesta quinta-feira (29), anunciou o Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente regional da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, receberão a carga no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h.

A remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica no dia 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. Essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica.

O imunizante já possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer/BioNTech leva em conta as baixas temperaturas de refrigeração das doses, que chegarão ao Brasil armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C. A previsão é de que a distribuição para as 27 capitais do País inicie entre sexta-feira (30) e sábado (1°), em uma divisão proporcional e igualitária.

O governo federal informou ainda que os estados vão receber as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C. Elas podem ficar nesta faixa de temperatura por até 14 dias. Por conta disso, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos estados e Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). Uma semana depois, as Unidades Federativas receberão os lotes para segunda dose (500 mil), respeitando o intervalo de aplicação entre uma dose e outra.

Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias. A orientação do Ministério da Saúde é que para essa primeira remessa, a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às capitais e, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!