Desde a última semana de abril, o Rt brasileiro está um pouco abaixo de 1, segundo estimativas da universidade britânica
Foto: shutterstock
Desde a última semana de abril, o Rt brasileiro está um pouco abaixo de 1, segundo estimativas da universidade britânica

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil teve uma ligeira queda para 0,91, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira (18). O índice estava em 0,96 no relatório divulgado na semana passada.

Desde a última semana de abril, o Rt brasileiro está um pouco abaixo de 1, segundo estimativas da universidade britânica. Antes disso, o índice estava acima de 1, situação definida como "fora de controle", desde dezembro.

A taxa de transmissão atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 91. Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro pode variar de 0,88 a 1,04.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias.

Você viu?

Por ser uma média nacional, o índice também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do país.

Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!