Entre os pesquisados, 91% pretendem se vacinar ou já foram vacinados contra a Covid-19
Foto: shutterstock
Entre os pesquisados, 91% pretendem se vacinar ou já foram vacinados contra a Covid-19

Com a diminuição de mortes pela Covid-19 nas últimas semanas, caiu o número de brasileiros que acreditam que a pandemia está fora de controle. Ao mesmo tempo, cresceu o número de brasileiros que pretende se vacinar, mostra pesquisa Datafolha.

A pesquisa, divulgada na quarta-feira (19), foi realizada com 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A taxa dos que acreditavam que a situação estava fora de controle foi de 62% em janeiro para 79% em março e agora regrediu para 53%, o menor índice do ano. Por outro lado, os que diziam que a pandemia estava em parte controlada foram de 33% em janeiro para 18% em março e subiu para 42% agora.

A avaliação do controle da doença varia conforme o apoio da população ao governo de Bolsonaro, que segue menosprezando a gravida da pandemia. Entre os que avaliam o governo como ótimo ou bom, 9% acreditam que a situação está totalmente controlada, 61% dizem que está em parte controlada e 27% dizem que está fora de controle. Do outro lado, entre quem considera a gestão ruim ou péssima, 71% afirmam estar fora de controle e 27% dizem estar em parte controlada.

Você viu?

O levantamento também mostra que 91% dos brasileiros pretendem se vacinar - ou já se vacinaram - contra a Covid-19 (eram 89% emmarço); 8% não se vacinaram e não pretendem se vacinar (eram 9%); 1% não sabem responder (eram 2%).

Entre os que são favoráveis à vacinação, 25% afirmam já ter tomado a primeira ou segunda dose da vacina, um salto em relação à pesquisa de março, quando os vacinados compunham uma parcela de 5% dos entrevistados.

A pesquisa, que foi realizada com 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!