Vacina Russa Sputnik V
Undefined
Vacina Russa Sputnik V

BUENOS AIRES — A vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V é altamente efetiva no combate e neutralização da variante do coronavírus descoberta pela primeira vez no Brasil, a P1, de acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF) e um estudo realizado por pesquisadores na Argentina.

O estudo foi realizado pelo Instituto Dr. Vanella de Virologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e apontou que 85,5% dos indivíduos analisados desenvolveram anticorpos contra a variante 14 dias após receberem a primeira dose do imunizante. Essa taxa aumentou para quase 100% 42 dias após aplicação de duas doses da vacina.

A variante P1 se espalhou pelo Brasil e pela duramente atingida América Latina. Cientistas no Brasil descobriram que as mutações podem torná-la mais resistente a anticorpos, aumentando a preocupação internacional sobre seu potencial de tornar os imunizantes menos eficazes.

O estudo com base na Argentina, no entanto, encontrou uma forte resposta imunológica contra a variante nos vacinados com a Sputnik V.

"O estudo confirmou que a imunidade desenvolvida em pessoas vacinadas com a 'Sputnik V' neutraliza a cepa brasileira após terem recebido duas doses, e mesmo após a primeira", informou o RDIF, em nota.

Você viu?

Rogelio Pizzi, reitor da Faculdade de Ciências Médicas da UNC, destacou que o estudo mostrou que a vacina russa inibe com sucesso a variante.

— Os resultados são excelentes. A vacina funciona para esta cepa — afirmou Pizzi, acrescentando que o Instituto de Virologia da UNC também está conduzindo estudos sobre a cepa detectada originalmente no Reino Unido.

A vacina russa ainda não foi aprovada para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em abril, a Anvisa rejeitou por unanimidade o pedido de importação excepcional da vacina, feito por dez estados.

O primeiro lote do imunizante a ser produzido no Brasil foi finalizado na quinta-feira passada, pela União Química. As 100 mil doses serão exportadas para países da América do Sul, já que o uso não foi autorizado em território nacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!