Butantan retoma produção para entregar mais 5 milhões de doses de vacinas
Foto: Nelson Almeida/Reprodução
Butantan retoma produção para entregar mais 5 milhões de doses de vacinas

O Instituto Butantan retomou, na madrugada desta quinta-feira (27), a produção da vacina CoronaVac contra o novo coronavírus. O envase foi reiniciado após o recebimento de 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos na noite da última terça (25).

De acordo com o instituto, mais cinco milhões de doses serão processadas para a serem entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A matéria-prima, enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um controle de qualidade para que a vacina seja entregue ao PNI. Todo este processo dura aproximadamente de 15 a 20 dias.

Em maio o Butantan chegou a marca de 47,2 milhões de doses entregues ao PNI, cumprindo com o primeiro contrato de 46 milhões firmado em 7 de janeiro com o Ministério da Saúde, e agora trabalha para integralizar as 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato, totalizando 100 milhões de vacinas.

Processo de envase

O primeiro passo, a partir do recebimento da matéria-prima, é armazená-la em câmara fria e contêiner de aço inox. A partir disso, o Get é encaminhado para a sala de tanques para transferência do composto para a bolsa de agitação e, daí, para o tanque pulmão, onde ocorre o processo de envase.

Durante o processo de envase os frascos-ampola são lavados e esterilizados por meio de ar seco quente, passam automaticamente para a entrada da máquina envasadora e, por meio de esteiras automáticas, são posicionados nas agulhas que despejam o produto dentro dos frascos via bomba dosadora. Os frascos-ampola já com o produto são entregues pela esteira automática à Recravadora, para recebimento do selo de alumínio.

Uma terceira fase é a inspeção visual manual, rotulagem e checagem dos rótulos e, por fim, embalagem dos frascos-ampola.



Por último, após o conteúdo envasado, são feitos testes de qualidade por amostragem, incluindo aspecto, pH, volume extraível, volume médio, teor de alumínio, teste de vedação, osmolalidade, identidade, conteúdo antigênico, toxicidade, esterilidade e endotoxina.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários