João Doria afirmou que a ButanVac deve ser autorizada pela Anvisa nesta semana
Wilson Dias/Agência Brasil
João Doria afirmou que a ButanVac deve ser autorizada pela Anvisa nesta semana

O governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (02) que a aprovação para testes clínicos da ButanVac deve sair até o fim desta semana . Em coletiva, o governador disse que conversou com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , Antônio Barra Torres, e que prestou todas as informações solicitadas pelo órgão sobre o imunizante. 

"Conversei, na sexta-feira, com o presidente da Anvisa, o Almirante Barra Torres. Ele nos disse que provavelmente ao longo destes dias, eu entendo que talvez o final desta semana, no mais tardar início da próxima semana, a testagem estará liberada pela Anvisa", afirmou Dória. 

"Foram mais de setenta informações adicionais solicitadas pela Anvisa e todas elas foram plenamente respondidas pelo Butantã", completou. 

O diretor-executivo do Instituto Butantan, Rui Curi, reforçou a entrega dos documentos à agência e explicou como será dividida as fases de teste

"Ele terá três etapas, etapa A, etapa B, etapa C. A Anvisa, pediu poucas informações, esclarecimentos sobre a etapa A. Tendo esclarecido esses pontos, ele já autoriza o início do estudo clínico. Estamos esperançosos que essa semana poderemos começar o ensaio clínico", disse Curi. 

O Butantan solicitou à Anvisa em abrir o início dos testes em humanos. O instituto submeteu o protocolo para as fases 1 e 2 do estudo clínico do imunizante, compostas por estudos controlados com placebo que avaliarão a segurança e eficácia da vacina em 1,8 mil voluntários acima de 18 anos no Brasil. A produção da vacina já começou, mas ficará armazenada até a aprovação dos testes. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários