Vacinação com Pfizer tem redução de intervalo na capital paulista
undefined
Vacinação com Pfizer tem redução de intervalo na capital paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a adotar, a partir desta sexta-feira (24), o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose da vacina da Pfizer. Assim, todas as pessoas que tomaram a primeira dose há no mínimo oito semanas estão aptas a receber a segunda dose do imunizante.

Com relação às outras vacinas, o intervalo para segunda dose segue sendo de 12 semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac. A medida respeita a orientação dos programas Nacional e Estadual de Imunizações (PNI e PEI).

Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), a vacinação segue para adolescentes de 12 a 17 anos de idade, além de aplicação de dose adicional para idosos acima de 80 anos que tomaram a segunda dose ou a dose única há mais de seis meses. A vacinação também estará disponível para pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão.

A redução de intervalo entre as vacinas também pode ocorrer por meio das doses remanescentes, a chamada xepa: 30 dias de intervalo em relação à D1 para AstraZeneca e Pfizer, e 15 dias para a Coronavac.

A partir desta quinta-feira (23), as doses remanescentes também estão destinadas aos trabalhadores da saúde com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses, exceto gestantes e puérperas. As inscrições podem ser feitas, a partir de hoje, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

Os trabalhadores da saúde precisam apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo, documento de conselho de classe, comprovante de profissão, certificado ou diploma.

Os Idosos com mais 60 anos também poderão se inscrever, para a dose adicional, desde que tenham recebido a segunda dose (D2) ou dose única (DU) há pelo menos seis meses.

A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.

Pode ser se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. É necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

Em caso de dificuldade para destinação das doses remanescentes, as equipes de saúde devem entrar em contato imediatamente com a respectiva Supervisão Técnica de Saúde. A orientação da SMS é que nenhuma dose viável de vacina seja desperdiçada.

Onde se vacinar

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa, neste link.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!