Mulher caminha em frente a loja que anuncia que todos os funcionários se vacinaram, em Auckland
FIONA GOODALL / REUTERS
Mulher caminha em frente a loja que anuncia que todos os funcionários se vacinaram, em Auckland

A Nova Zelândia vai adotar um novo sistema de convivência com o coronavírus a partir de 3 de dezembro, o que acabará com as duras restrições e vai permitir que as empresas operem normalmente em sua maior cidade, Auckland, anunciou nesta segunda-feira a primeira-ministra Jacinda Ardern.

O país permaneceu em grande parte livre da Covid-19 até agosto, mas não conseguiu vencer um surto provocado pela variante Delta que afetou o país a partir daquele mês. Isso, combinado ao avanço da vacinação, levou Ardern a abandonar a estratégia de eliminação da circulação do vírus conhecida como “Covid Zero”, que implicava controles rígidos na fronteira e quarentenas.

Por causa do surto, Auckland está em quarentena há cerca de 90 dias, embora algumas medidas tenham sido flexibilizadas recentemente.

"A dura verdade é que a Delta está aqui e não vai embora, mas a Nova Zelândia está bem preparada para enfrentá-la devido a nossas altas taxas de vacinação e nossas medidas de segurança, incluindo o sistema de cores e o passe de imunização", disse Ardern.

O novo sistema vai classificar regiões com as cores vermelho, laranja ou verde, dependendo do seu nível de exposição à Covid-19 e das taxas de vacinação. Auckland, o epicentro do surto do Delta, começará no vermelho, que prevê a obrigatoriedade do uso das máscaras faciais e impõe limites às reuniões em locais públicos.

Sob todas as cores, as pessoas podem visitar amigos e parentes. A população de Auckland será liberada para deixar a cidade para outras regiões do país com um passe de vacina ou um teste negativo de 15 de dezembro a 17 de janeiro, e poderá viajar livremente depois disso.

O governo vai permitir que cabeleireiros e barbeiros em Auckland abram a partir de quinta-feira para testar o uso dos passes de vacina, que serão necessários sob as cores laranja e vermelho. Não é provável que nenhuma área comece com o verde.

Ardern disse que cerca de 83% dos neozelandeses elegíveis estão totalmente vacinados, enquanto 88% já tiveram sua primeira injeção. Em números gerais, 75,6% da população se vacinaram com ao menos uma dose e 69% com duas.

O governo já havia informado que o país abandonaria as medidas restritivas e passaria a usar o sistema de cores para gerenciar os surtos depois que 90% da população elegível fossem totalmente vacinados.

A Nova Zelândia, isolada grograficamente por ser uma ilha, impôs algumas das mais rigorosas restrições pandêmicas entre as nações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), limitando a propagação da Covid-19, o que colaborou para a recuperação de sua economia de maneira mais rápida.

O país reportou, desde o início da pandemia, 10.176 casos e apenas 40 mortes causadas pelo coronavírus. A fronteira internacional ainda está fechada e ainda não se sabe quando será reaberta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!