A primeira remessa da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou hoje ao Brasil. O lote foi desembarcado ainda na madrugada desta quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com um total de 1,248 milhão de doses. O voo, que veio de Amsterdã, na Holanda, aterrissou no país com cerca de uma hora de atraso.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na segunda-feira, que o Brasil deve receber mais 600 mil doses pediátricas da Pfizer em janeiro. Com isso, a previsão para o mês soma 4,3 milhões de doses de vacinas infantis.
Após o desembarque, as vacinas foram encaminhadas a um estoque no Aeroporto de Viracopos, para então serem levadas a um centro de distribuição e logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). Segundo o telejornal "Hora Um", da TV Globo, é nesse local onde deve ser apresentado o calendário de vacinação para as crianças.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu crianças de 5 a 11 anos na bula da vacina da Pfizer, numa decisão anunciada em reunião virtual no dia 16 de dezembro do ano passado.
A Anvisa aprovou a aplicação de duas doses de Pfizer, com intervalo de 21 dias. Até o momento, essa é a única vacina aprovada para o público infantil. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária. Quem completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve finalizar o ciclo de imunização com a dose reduzida.