Vacina
Reprodução/Edilson Dantas/Agência O Globo
Vacina

A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados caiu, mas, na cidade, 678 mil pessoas ainda estão atrasadas para receber o reforço da vacina contra a Covid-19. O número equivale à população de cidades como Aracaju (Sergipe), Cuiabá (Mato Grosso) e Sorocaba (São Paulo). Segundo o painel da Secretaria municipal de Saúde, entre os adultos habilitados, 54,9% tomaram a chamada terceira dose.

"As pessoas precisam tomar a dose de reforço. Hoje, temos um panorama epidemiológico muito favorável na cidade. Mas é por conta da alta cobertura vacinal. Se as pessoas não se vacinarem com o reforço, essa proteção cai ao logo do tempo, e a gente volta a ficar desprotegido. E, aí, uma variante dessas que já passou, como a Delta e a Gama, pode voltar" , alerta o secretário Daniel Soranz.

Para estimular os atrasados, Soranz avisa que foram abertos postos de vacinação, inclusive em shoppings. E conta que também foi intensificada a busca ativa, feita por agentes comunitários de saúde.

Reforço à parte, o painel do município mostra que 32% das crianças de 5 a 11 anos (180.047) não tomaram a primeira dose. O número sobe para 193 mil, somados os demais que não se imunizaram. Entre os adultos com primeira dose, o painel aponta que são mais de 99%, mas há 297 mil com 20 anos ou mais que pararam por aí.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!