Presidente voltou a defender suas ações durante a pandemia
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 17.03.2022
Presidente voltou a defender suas ações durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que "não tem notícia" de mortes em presídios causadas pela Covid-19 . Entretanto, dados dos Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que houve 320 óbitos entre presidiários desde o início da pandemia. Bolsonaro fez a declaração para defender a utilização de um remédio ineficaz contra a doença.

A fala ocorreu em entrevista à TV Aratu, da Bahia, gravada na terça-feira e exibida nesta quarta. Bolsonaro defendeu suas ações durante a pandemia, que já deixou mais de 661 mil mortos no Brasil em pouco mais de dois anos. 

“Você pode ver, o que se pregou muito durante a pandemia, não é o afastamento social? Qual o afastamento social entre os presidiários? Zero. Você tem notícia de mortes em presídio? Não tem notícia. Não tem notícia”, declarou.

O boletim mais recente do CNJ, divulgado na terça-feira, afirma que houve 320 óbitos entre presos e outros 341 entre servidores. Quatro mortes ocorreram em março, sendo três entre detentos e uma entre servidores.

No total, foram 108.358 diagnósticos desde o início da pandemia, sendo 75.337 entre presos. Os dados foram atualizados até o dia 30 de março.

Leia Também


Bolsonaro afirmou que a suposta falta de mortes ocorreria porque os presos estariam tomando um remédio "usado para combater verminoses", em referência à ivermectina. Entretanto, o vermífugo é ineficaz contra a Covid.

“Por que? Por coincidência ou não, eles tomavam um remédio, não vou falar o nome dele aqui para evitar quererem nos atacar, que é usado para combater verminoses, pulgas, chatos.”

O maior estudo até hoje sobre a ivermectina como auxiliar no combate à Covid-19 concluiu que o remédio tem efeito equivalente ao placebo (tratamento inócuo usado como controle) na prevenção de hospitalizações pela doença.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!