Com a pandemia da Covid-19 a telemedicina se tornou um recurso cada vez mais utilizado, contribuindo para os avanços do atendimento de forma remota . Seja para avaliações de rotina ou em situações de urgência, a telemedicina facilitou a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças , lesões e outras condições médicas além de garantir a transmissão de informações médicas seguras aos pacientes.
O que é telemedicina e o que ela engloba
Trata-se de um recurso remoto de atendimento médico, seja através do telefone, chat, video ou qualquer outro meio de comunicação. A telemedicina permite atender pacientes através da teleconsulta, interpretar exames médicos (telediagnóstico), telemonitoramento. O conceito é usado quando tudo é feito remotamente.
Os casos mais utilizados para a telemedicina são aqueles onde o paciente não tem tanta necessidade do contato médico, como por exemplo em consultas de rotina ou para prescrição de medicamentos. Na teleconsulta o médico não pode tocar no paciente, o que fará, em alguns casos, o encaminhamento ao presencial. Porém, quando é necessário, a telemedicina pode ser o recurso mais prático, não precisando esperar, às vezes, horas para ser atendido .
Tal recurso também é muitas vezes mais acessível financeiramente , se comparado a planos de saúde ou consultas presenciais particulares, fazendo com que a telemedicina esteja sendo cada vez mais procurada.
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