Resolução de telemedicina permitirá que médicos brasileiros realizem consultas e cirurgias à distância
Reprodução/ Polycom
Resolução de telemedicina permitirá que médicos brasileiros realizem consultas e cirurgias à distância

Com a pandemia da Covid-19 a telemedicina se tornou um recurso cada vez mais utilizado, contribuindo para os avanços do atendimento de forma remota . Seja para avaliações de rotina ou em situações de urgência, a telemedicina facilitou a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças , lesões e outras condições médicas além de garantir a transmissão de informações médicas seguras aos pacientes.

O que é telemedicina e o que ela engloba

Trata-se de um recurso remoto de atendimento médico, seja através do telefone, chat, video ou qualquer outro meio de comunicação. A telemedicina permite atender pacientes através da teleconsulta, interpretar exames médicos (telediagnóstico), telemonitoramento.  O conceito é usado quando tudo é feito remotamente.

iG promove a 1ª Semana da Saúde entre os dias 14 e 18 de junho
pixabay/iG
iG promove a 1ª Semana da Saúde entre os dias 14 e 18 de junho

Os casos mais utilizados para a telemedicina são aqueles onde o paciente não tem tanta necessidade do contato médico, como por exemplo em consultas de rotina ou para prescrição de medicamentos. Na teleconsulta o médico não pode tocar no paciente, o que fará, em alguns casos, o encaminhamento ao presencial. Porém, quando é necessário, a telemedicina pode ser o recurso mais prático, não precisando esperar, às vezes, horas para ser atendido .

Tal recurso também é muitas vezes mais acessível financeiramente , se comparado a planos de saúde ou consultas presenciais particulares, fazendo com que a telemedicina esteja sendo cada vez mais procurada.

Para participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!