OMS pede que fronteiras sigam abertas
Reprodução/ Melhores Destinos
OMS pede que fronteiras sigam abertas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado neste domingo (28) pedindo para que os países mantenham as fronteiras com a África abertas. De acordo com a entidade, "as restrições de viagens podem desempenhar um papel na redução leve da disseminação de Covid-19, mas representam um grande fardo para vidas e meios de subsistência".

O órgão pediu para que, caso as restrições sejam aplicadas, elas "não devem ser desnecessariamente invasivas ou intrusivas, e devem ter base científica". A OMS justificou que a variante ômicron do novo coronavírus já foi detectada em outros países, o que torna injusto o fechamento das fronteiras apenas com nações africanas. "A proibição de voos foi imposta aos países da África Austral, mas até agora apenas dois detectaram a nova variante. Enquanto isso, países em outras regiões relataram casos de Omicron", diz o comunicado.

"Com a variante ômicron agora detectada em várias regiões do mundo, colocar em prática proibições de viagens que visam a África ataca a solidariedade global. A Covid-19 constantemente explora nossas divisões. Só tiraremos o melhor do vírus se trabalharmos juntos para encontrar soluções", disse o Dr. Matshidiso Moeti, Diretor Regional da OMS para a África.

Além de pedir pela abertura das fronteiras, a OMS ainda elogiou "a velocidade e transparência dos governos da África do Sul e do Botswana em informar o mundo sobre a nova variante". "A OMS está ao lado dos países africanos que tiveram a coragem de compartilhar corajosamente informações de saúde pública que salvam vidas, ajudando a proteger o mundo contra a disseminação da Covid-19", disse Moeti.

A entidade afirmou que está pedindo para que os países aumentem os esforços em rastrear a variante ômicron, realizando mais testes. Também neste domingo, a OMS havia declarado que é possível que a nova variante aumente as chances de reinfecção por Covid-19 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!