Situação de emergência
Reprodução: commons
Situação de emergência

Recentemente, o politraumatismo tem sido a causa da morte de passageiros envolvidos em acidentes de avião, como a morte da cantora Marília Mendonça em outubro desse ano e do jornalista Ricardo Boechat, em 2019. Além disso, acidentes de trânsito já foram considerados a maior causa de politraumatismos no ano de 2013.

Diferentemente do traumatismo, o politraumatismo significa que o indivíduo sofreu múltiplas lesões e/ou fraturas, que podem acometer órgãos vitais e diversos sistemas. O traumatismo consiste somente em uma lesão em qualquer parte do corpo. É o que explica o traumatologista Dennis Barbosa, médico do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP, ao iG .

O que é politraumatismo?

"O politraumatismo é quando a gente tem uma lesão de dois sistemas diferentes do nosso corpo que potencialmente podem levar a pessoa a morte", diz o médico.

Barbosa ainda exemplifica alguns tipos de politraumatismo. "Então, por exemplo, um paciente que tem uma fratura no fêmur e um trauma craniano, é dado como um politraumatismo. Uma queimadura muito grande associada a um trauma na cabeça também é um politrauma".

E acrescenta: "Basicamente, o politraumatismo ocorre quando dois sistemas do nosso corpo são identificados com traumas intensos". 

Quais as chances de sobrevivência?

Segundo o traumatologista, em casos de muitas lesões as chances de sobrevivência são baixas, mas é preciso analisar cada caso para que as possibilidades sejam analisadas.

"As chances de sobrevivência a um politraumatismo é difícil de ser calculada. Se o paciente rompeu a aorta, por exemplo, é fatal, mas se houve a quebra do fêmur e uma lesão pequena no baço, que também é um politraumatismo, as chances são maiores. Depende da intensidade do politrauma. Quanto maior o trauma mais dificuldade o paciente tem de sobreviver", explica o médico.

O que pode causar o politraumatismo?

"O politraumatismo pode ser causado por acidentes de alta energia. Podem ser quedas de grandes alturas, acidente automobilístico ou cair de paraquedas, por exemplo", diz Dennis Barbosa.

Leia Também

Leia Também

Em 2013, uma pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas de Campinas revelou que os casos de politraumatismo aumentaram cerca de 25%. Na época, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, esse tipo de internação cresceu 124% no estado e atualmente a média diária é de 39 internações por dia.

O levantamento ainda mostra que o aumento de politruma é devido ao crescente número de acidentes de trânsito.

Como é o tratamento de um paciente com politraumatismo?

O politrauma é dividido em duas fases, segundo o traumatologista. É feito um atendimento primário e o secundário em todos os casos. Ainda, durante os primeiros exames, os médicos utilizam uma medida chamada ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma), aplicada em emergências.

"O primário visa salvar a vida do paciente, o qual fazemos a ressuscitação. Nessa fase vamos intervir nas coisas que podem matar o paciente mais rápido, esse protocolo é chamado de ATLS e é feito no pronto-socorro", explica Dennis.

"O atendimento secundário é feito quando o paciente estiver bem clinicamente. Após constatado isso, as lesões não urgentes são examinadas e é feito uma cirurgia definitiva, caso necessário", finaliza o médico.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!