Campanha nacional de vacina contra a gripe se encerra nesta sexta-feira
Rovena Rosa/Agência Brasil
Campanha nacional de vacina contra a gripe se encerra nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (31) a campanha nacional de vacinação contra a gripe . De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 45 milhões de pessoas que integram o grupo prioritário já foram imunizadas, mas ainda falta vacinar cerca de 14 milhões de brasileiros do público-alvo para atingir a meta de 90% nesta fase da campanha. A partir de segunda-feira (3), as doses restantes estarão disponíveis para toda a população.

O alcance médio da campanha até aqui é de 75% do público-alvo em todo o País, mas há estados que chegam a esse dia final de vacinação contra a gripe em situação preocupante. As piores coberturas até aqui são do Rio de Janeiro (57,6%), do Acre (64,9%) e de São Paulo (65,4%).

Publicidade

Os únicos estados que atingiram a meta de vacinar 90% do grupo prioritário são o Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Estão próximos a alcançar a marca outros quatro estados: Pernambuco (89,6%), Minas Gerais (86,7%), Espírito Santo (85,7%) e Alagoas (85,5%).

Leia também: Com 14 casos de sarampo, SP terá vacinação para jovens de 15 a 29 anos

Integram o grupo prioritário gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Dentre a população prioritária, os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (32,2%), população privada de liberdade (50,4%), pessoas com comorbidades (66,6%), crianças (69,9%), gestantes (70,8%) e trabalhadores de saúde (72,9%).

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe, sendo H1N1 ; H3N2; linhagem B/Victoria/2/87. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Publicidade

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.

Leia também: Menor bebê do mundo a sobreviver tem alta de hospital nos Estados Unidos

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo o país. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças e gestantes. A vacinação está aberta para todos os públicos desde o dia 22 de abril e encerra no dia 31 de maio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!