Minha Saúde

O excesso de fast food pode ser prejudicial para a fertilidade masculina. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard, uma alimentação repleta lanches como hambúrguer, pizza e salgadinhos é capaz de matar as células produtoras de esperma, que nunca podem ser substituídas.

Leia também: Cinco doenças silenciosas que atrapalham a fertilidade feminina e masculina

Estudo sugere que o excesso de fast food pode ser prejudicial para a fertilidade masculina; veja detalhes
shutterstock
Estudo sugere que o excesso de fast food pode ser prejudicial para a fertilidade masculina; veja detalhes

Nesse caso, os pesquisadores acreditam que uma pessoa não pode recuperar as células produtoras de espermatozoides que foram mortas pelo estresse oxidativo. Isso gera implicações para a quantidade de espermatozoides que podem produzir a qualquer momento. Esta é a primeira vem em que um estudo associa a má alimentação à fertilidade .

Por outro lado, o estudo mostrou que uma dieta padrão é a melhor opção para proteger os espermatozoides e garantir níveis saudáveis de fertilidade. Assim, o ideal é que seja composta por peixe, frango, legumes e frutas. Em seguida, a dieta vegetariana é a segunda mais favorável para a saúde do esperma. Essas dietas apresentaram a melhor saúde do esperma, considerando concentração, volume e motilidade.

Leia também: Veja técnicas que preservam a fertilidade de pacientes com câncer

Os pesquisadores de Harvard analisaram os dados de cerca de 3.000 homens dinamarqueses de 19 anos, que passaram por exames médicos e questionários. 

Você viu?

O urologista Peter N. Schlegel, da Weill Cornell Medicine, afirmou que o novo estudo ajuda a solidificar que os padrões alimentícios do homem afetam a produção e a qualidade dos espermatozoides.

“De fato, alguns desses efeitos são passados ​​para as crianças como mudanças genéticas referidas como ‘imprinting'”, disse Schlegel. O médico não participou deste estudo .

Já Charles Lindemann, professor emérito e pesquisador da Universidade de Oakland, em Michigan, que também não participou da pesquisa, disse que a pesquisa pode ​​ser uma pista importante sobre os efeitos do excesso de fast food sobre a fertilidade.

“Pode ​​ser responsável pela tendência registrada no passado recente de diminuição progressiva da contagem de espermatozoides”

Estresse também prejudica a fertilidade masculina

Lindemann afirmou ainda que, além das deficiências de taminas ou minerais, o estresse é prejudicial. Segundo o médico, o emocional também pode reduzir a qualidade do esperma. “Meu conselho para os homens é que tenham uma dieta bem equilibrada. Isso deve incluir produtos lácteos e vegetais frescos, combinada com sono e exercícios adequados”.

Leia também: O que comemos pode afetar nossa fertilidade?

As orientações também valem para as mulheres que desejam engravidar. Aquelas que comem mais fast food e as que comem poucas frutas têm mais dificuldades para engravidar do que as mulheres cujas dietas incluem várias porções de frutas. As informações são de outro estudo recente, realizado com mais de 5.500 mulheres.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!