Tamanho do texto

Chocante! A menina diz que usou protetor, mas ficou com uma queimadura grave nas costas; profissional dá dicas do que fazer para evitar danos à saúde

Maisie Squires, de 16 anos, da cidade de Leeds, na Inglaterra, sofreu graves queimaduras nas costas enquanto estava na praia com sua família em Cuba esta semana. De acordo com informações do The Sun , a adolescente alega que usou protetor solar, mas que apenas uma hora exposta ao sol foi o suficiente para “cozinhar” sua pele. 

Leia também: Nada de gelo ou pomada: saiba o que fazer em casos de queimadura

mulher com queimadura solar arrow-options
Reprodução/Facebook/Maisie Squires
A adolescente ficou com duas bolhas enormes nas costas após sofrer queimaduras solares enquanto estava na praia

A menina compartilhou imagens chocantes em seu Facebook em que ela mostra suas costas com duas bolhas enormes, que ficaram em evidência na camiseta. “Estava mergulhando e não percebi que as minhas costas estavam queimando e eu usei protetor solar. Fiquei com bolhas porque o sol estava muito quente e eu tenho pele clara”, diz na publicação.

Para piorar ainda mais sua situação, ela precisou pegar um voo de volta para seu país no dia seguinte. “Minhas costas estão inchadas e repugnantes, mas é isso que minha queimadura se transformou esta manhã, pouco antes de um voo de nove horas para a Inglaterra. Estou chocada!”, ressalta.

A postagem foi compartilhada 12 mil vezes e recebeu mais de 20 mil comentários. “Isso parece tão dolorido. Espero que sua pele não tenha muitos danos”, diz um. “Desejo que você se recupere logo”, aponta outro. “Eu nem consigo imaginar a sua dor. Isso parece tão doloroso”, diz mais um. “Por favor, procure ajuda médica”, pede outro. 

Leia também: Médicos brasileiros usam pele de tilápia para tratar queimaduras

Nesta segunda-feira (29), a adolescente postou uma nova foto, já com as bolhas removidas naturalmente. “Minhas costas estão se curando rápido e muito bem. Obrigada por todos os comentários. Espero que as pessoas saibam usar protetor solar no futuro. Meu erro horrível foi uma grande lição para a maioria das pessoas e também para mim mesma”, escreve.

Quais cuidados ter para evitar queimaduras solares e bolhas?

A adolescente diz não ter notado o quanto a sua pele estava queimando com o sol forte. Ao The Sun , o farmacêutico da farmácia Lloyds, Michael Wong, dá seis dicas para ajudar a evitar queimaduras solares:

  1. Reaplique o protetor solar a cada duas horas e certifique-se de reaplicar após nadar, fazer exercício, suar e se secar
  2. Se você tem sardas, use, no mínimo, um produto SPF30;
  3. As pessoas tendem a queimar o nariz mais do que outras partes do corpo. Assim, não se esqueça de aplicar lá, bem como nas orelhas;
  4. Procure ficar na sombra sempre que possível, principalmente entre 11h e 15h, quando o sol está mais quente;
  5. Não se esqueça de usar óculos de sol, capaz de proteger contra os raios UV;
  6. Beba bastante água. A pele desidratada é mais propensa aos danos causados pelo sol.

Leia também: Jovem sofre com queimaduras e alerta para o de protetor solar

Vale ressaltar que tomar esses cuidados é a melhor forma de prevenir as queimaduras solares e, com isso, o surgimento de bolhas no corpo, como foi o caso de Maisie.