O Rio de Janeiro entrou em estado de alerta, nesta quinta-feira (1), devido ao surto de sarampo que acontece em São Paulo. Somente neste ano, o Rio registrou 13 casos da doença. Por conta disso, a medida divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde prevê ações como reforço da vacinação em postos de saúde fluminenses.
Leia também: Casos de sarampo crescem no estado de São Paulo; saiba onde tomar a vacina
Panfletos com detalhes sobre os sintomas do sarampo e a importância da imunização para prevenir a contaminação estão sendo distribuídos em terminais de transportes públicos e aeroportos do estado. No ano passado, o estado conseguiu atingir uma cobertura vacinal de 95% da população-alvo, que inclui pessoas de um ano até 49 anos de idade.
“A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina ”, explica o médico Alexandre Chieppe, da Secretaria Estadual de Saúde.
Leia também: Sarampo pode levar à morte; por que pessoas de 15 a 29 anos devem se vacinar
Em todo o estado de São Paulo, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos subiu para 633. Três em cada quatro foram registrados na capital, em que foram notificados 484.
Leia também: Veja o que é mito e o que é verdade sobre vacinas contra sarampo e poliomielite
Para quem ainda tem dúvida se recebeu ou não a dose, a recomendação é ir atrás da imunização. O sarampo
é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. Ela é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina.