Se você usa óculos ou lentes de contatos, provavelmente a última vez que visitou seu oftalmologista foi quando precisou de uma nova receita. E se não usa? Bom, pode ser que nem se lembre. Se você se identifica com essa situação, definitivamente não está sozinho. Apenas 50% dos americanos são examinados anualmente, segundo uma pesquisa recente da VSP Vision Care e YouGov.
Leia também: 10 cuidados que se deve ter com lentes de contato
Mas saiba que manter os exames oftalmológicos em dia podem ajudar – e muito – sua saúde! Isso significa garantir que sua visão seja nítida, assim como detectar possíveis problemas oculares antes que eles se tornem maiores. “A maioria das doenças que afetam o olho começa de forma assintomática. No momento em que um paciente percebe algo, pode ser tarde demais”, diz Joseph Allen, oftalmologista da rede VSP (EUA).
Então, como você sabe se é hora da sua próxima visita? Deixe esta lista ser o seu guia. Se alguma das seguintes situações se aplicar a você, marque uma consulta!
6 sinais de que você precisa ir ao oftalmologista
1. Já faz mais de um ano desde o seu último exame
Assim como o ginecologista, você deve visitar seu oftalmologista e renovar os exames anualmente. Esta é a melhor maneira de continuar enxergando com maior clareza e proteção contra doenças oculares que podem atrapalhar sua visão, segundo o National Institutes of Health (NIH).
Exames oftalmológicos também podem ajudá-la a aprender informações importantes sobre sua saúde geral. Ao olhar nos olhos, o médico recebe uma visão de perto dos vasos sanguíneos – o que pode sugerir o desenvolvimento de problemas como diabetes, pressão alta, colesterol alto e até mesmo alguns tipos de câncer, observa Allen.
2. Você sofre com dores de cabeça
Dor latejante, especialmente por trás dos olhos ou sobrancelhas, é um sinal revelador de que você está tendo problemas para enxergar ou se concentrar – mesmo que ache que tudo está bem.
“Você talvez não perceba, mas seus olhos podem estar compensando alguma coisa. E isso pode levar a dores de cabeça”, explica Allen. Muitas vezes, tudo o que você precisa é de uma receita atualizada (ou um par de óculos ou lentes de contato, se você ainda não usa) para resolver o problema.
Leia também: Conheça as doenças que afetam os olhos no inverno e saiba como se proteger
A fadiga ocular digital, comumente causada pela luz azul emitida pelo celular e computadores, também pode dar dor de cabeça. Definitivamente, aborde isso com seu oftalmologista. Ele pode recomendar lentes especiais para ajudar a reduzir sua exposição e dar dicas para evitar a dor.
3. Seus olhos doem
Não ignore este sintoma. A dor aguda ou latejante que não desaparece é um sinal de que seu olho está inflamado e que algo provavelmente está acontecendo, aponta Allen. Mas será preciso fazer um exame oftalmológico abrangente para descobrir qual é o problema e como tratá-lo.
Pode ser uma infecção, olho seco ou um problema de sinusite. Há também a possibilidade de você estar lidando com algo sério como o glaucoma de início súbito, de acordo com o NIH.
4. Seus olhos estão vermelhos e inchados
Isso é um sinal de conjuntivite . Seus olhos também podem queimar ou coçar, ficar sensível à luz ou ter secreção, observa o National Eye Institute (NEI). Não ignore esses sintomas. Esses problemas podem ser causados por uma infecção viral ou bacteriana, bem como alérgenos, mas você precisará de um oftalmologista para determinar o diagnóstico.
5. Você percebe manchas ou flashes de luz estranhos
Vendo pequenas manchas escuras ou faixas onduladas de vez em quando geralmente não é um grande problema, especialmente se elas aparecerem depois de olhar para algo brilhante, diz Allen. Mas você deve consultar seu oftalmologista o mais rápido possível se, de repente, começar a ver muitas manchas ou se elas estiverem acompanhadas de flashes de luz.
O mesmo vale caso você comece a ter dificuldade em ver pelos lados dos olhos. “Estes podem ser sinais de um descolamento da retina, que ocorre quando a retina é levantada ou afastada da parede posterior do olho”, explica Allen. É um problema sério que pode causar perda permanente da visão ou até mesmo cegueira em apenas alguns dias, quando não tratada. Por isso, não espere.
Leia também: Conjuntivite pode ser causada por vírus, alergia e até fumaça de cigarro
6. Sua visão varia
Você está vendo claramente em um minuto e embaçado no próximo? “As flutuações da visão podem ser causadas por olho seco, astigmatismo não corrigido (uma curva irregular na córnea que afeta a forma como a luz é refratada), ou mesmo diabetes não tratada”, aponta Allen.
“O alto nível de açúcar no sangue faz com que a lente do olho inche, o que pode causar uma mudança na visão. Quando o açúcar no sangue volta para baixo, ele inverte ”, completa.