As mudanças bruscas de temperatura durante o inverno não apenas atrapalham a rotina como também provocam um incômodo comum para algumas pessoas: as dores nas articulações. Muitas vezes, o tempo nem virou ainda e o corpo já dá o sinal de alerta da mudança climática. E  isso ocorre por causa da maneira que o organismo responde ao frio.

Leia também: 10 dicas para se manter hidratado nestes dias secos do inverno

Com a mudança de tempo, as dores no corpo ficam mais frequentes. No entanto, é possível aliviá-las com algumas dicas
shutterstock
Com a mudança de tempo, as dores no corpo ficam mais frequentes. No entanto, é possível aliviá-las com algumas dicas

"A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líquido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo pode limitar os movimentos e gerar incômodos", explica o ortopedista e traumatologista, Adalberto Caveari, diretor médico da Policlínica Centrodador.com.

Pessoas com doenças crônicas que afetam as articulações, como artrite reumatoide, por exemplo, são mais propensas a sentirem dores nos dias mais frios. "Não há uma predileção para a região onde a dor vai surgir, mas normalmente vemos nos joelhos, ombros e na coluna. O que determina a área, em geral, é se há algum problema anterior ali, seja uma lesão ou uma cirurgia", diz o ortopedista Márcio Schiefer.

Leia também: Por que os riscos de sofrer um infarto aumentam em 30% no inverno?

De acordo com Aurílio Luís, cirurgião de cabeça e pescoço, as dores costumam aparecer porque há algum tecido — normalmente articulações — que estão inchadas. Com a contração da musculatura, a região é pressionada e a dor aparece. "Por isso, é importante aplicar compressas de água morna e aquecer a região, porque o calor ajuda a musculatura a relaxar e drenar o edema que se formou", afirma.

Quando as dores provocadas pela mudança de tempo forem frequentes, o indicado é procurar um ortopedista para descobrir o que pode ser a causa do desconforto. E, se as dores são “novidade” e aparecem tanto no frio quanto nos dias mais quentes, o alerta é ainda maior e a consulta com um especialista deve ser feita logo.

Você viu?

Como amenizar as dores?

1. Faça aquecimentos

Quando o corpo está "frio", há mais chance de lesões e dores. Por isso, o ideal é sempre fazer um aquecimento durante a manhã.

2. Faça compressas de água morna

Compressas de água morna ajudam a amenizar as dores porque relaxam a musculatura e aumentam a circulação sanguínea na região.

3. Fortaleça a musculatura

Nos momentos de dor, procure por repouso, quando possível. Após as dores passarem, busque orientação e faça atividades físicas que visem o fortalecimento muscular.

4. Trate a doença base

Caso as dores estejam relacionadas com alguma doença crônica, deve-se tratá-la para diminuir as chances de dores.

5. Use agasalhos

Manter a região bem agasalhada ajuda a evitar a contração muscular e dos vasos sanguíneos.

Leia também: "Artrite dói mais no inverno": mito ou verdade?

6. Procure por um médico

Se as dores relacionadas à mudança de temperatura forem constantes, procure por um ortopedista para investigar o motivo do desconforto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!