A negligência médica é um problema sério. Vez ou outra ouvimos histórias de que os médicos deram o diagnóstico errado e a pessoa faleceu (ou quase) por falta de cuidados apropriados.

Leia também: Sete dicas para desconfiar se seu filho sofre de diabetes

bebe
Reprodução/ The Sun
A pequena Niamh, de seis meses, foi mandada para casa por três vezes até que os médicos descobrissem que ela estava com meningite pneumocócica

Uma história semelhante aconteceu com uma família em Leek, Staffordshire, na Inglaterra. Uma garotinha de seis meses, chamada Niamh Redfern foi enviada para casa por dois médicos diferentes, com diagnósticos diferentes, e quase faleceu por meningite .

A mãe da criança, Sophie, relatou o seu desespero ao jornal The Sun . Segundo ela, a bebê apresentou  resfriado por alguns dias seguidos e ela resolveu levá-la ao médico. Chegando lá o doutor mandou-a para casa, mas sua condição só piorou.

“Niamh estava muito pálida, difícil de despertar, não conseguia manter os olhos abertos ou a cabeça erguida, estava fraca e não tomava líquidos”, disse Sophie. “Uma equipe de paramédicos chegou à nossa casa e, depois de medir a temperatura dela, decidiu que o melhor caminho era levá-la ao hospital, onde foi diagnosticada com infecção de garganta ”.

Você viu?

Novamente Sophie e Niamh foram encaminhadas para casa e aconselhadas a voltarem ao hospital se, em 24 horas, os antibióticos não fizessem efeito. Como o problema da criança não era a garganta, elas retornaram ao hospital e pela terceira vez voltaram para casa.

“Dois dias depois, a perna de nossa filha começou a tremer, ligamos para o hospital e eles nos aconselharam a voltar. Lá nos informaram que ela estava tendo uma convulsão , que tinha durado mais de duas horas. Ela passou alguns dias na UTI à espera de um diagnóstico e finalmente chegou: Niamh teve meningite”, contou a mãe.

bebe
Reprodução/ The Sun
Por causa da meningite, Niamh perdeu a audição e precisará tomar remédios antiepiléticos

Sophie e seu marido, Scott Redfern, passaram semanas no hospital vendo a filha passar por diversas situações como punção lombar, sofrer outras convulsões e ter febre constante. Os exames apontaram que Niamh estava com  meningite pneumocócica e que o tratamento seria longo e por meio de antibióticos intravenosos.

A menina foi encaminhada para Liverpool e começou o tratamento, mas apresentou sequelas da doença. Niamh perdeu completamente a audição do ouvido direito, parcialmente do esquerdo e toma remédios antiepiléticos. Como é muito jovem, outros efeitos colaterais da meningite só poderão ser notados ao longo dos anos.

Leia também: Quando levo levar meus filhos ao pronto-socorro? Veja casos

Depois de todos os problemas com a filha, Sophie deu um conselho aos pais. “Se há uma coisa que eu diria aos pais e responsáveis é conhecer os sintomas de tais doenças, confiar em seus instintos e não ter medo de expressar suas preocupações. Você conhece seu filho melhor do que qualquer profissional da área médica e você é a voz deles”, finalizou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!