BASILEIA (SUÍÇA) — Apesar de pesquisadores em países como os Estados Unidos já terem iniciado o trabalho para criar uma vacina contra o novo coronavírus chinês (nomeado 2019-nCoV), ela deve levar mais de um ano para chegar ao mercado, de acordo com Vas Narasimhan, CEO da multinacional farmacêutica Novartis.

Leia também: Casos de coronavírus serão acompanhados por grupo de emergência do Governo brasileiro

Vacina contra o coronavírus pode demorar até um ano para ficar pronta
shutterstock
Vacina contra o coronavírus pode demorar até um ano para ficar pronta

Em entrevista à Bloomberg , Narasimhan, que liderou os esforços da indústria farmacêutica para conter a epidemia de H1N1, em 2009, disse que uma resposta ao coronavírus depende de uma análise mais detalhada do comportamento do patógeno.

"Precisamos entender a biologia do vírus, quão transmissível é, qual a sua taxa de fatalidade. Ainda há muito que precisamos aprender. A curto prazo, a melhor chance é testar antivirais já existentes, e muitas fabricantes estão doando medicamentos ao governo chinês para que ele teste se são eficazes (contra o 2019-nCoV)", disse Narasimhan.

Segundo ele, vacinas candidatas devem surgir em um prazo de seis meses até um ano. Depois, elas serão testadas em animais e em humanos e, caso aprovadas, distribuídas em grande escala. A vacina contra o coronavírus demoraria, portanto, mais de um ano para se viabilizar.

Coronavírus: O que se sabe até agora?

Até agora, já há 6.078 casos confirmados da doença em todo o mundo, e 132 mortos na China continental. Outros 16 países confirmaram infectados , porém sem mortes.

No Brasil casos em Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão sendo investigados. Um  caso suspeito no Paraná foi descartado como sendo coronavírus.

Desenvolvimento nos EUA

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e os laboratórios Johnson & Johnson começaram a desenvolver possíveis vacinas 2019-nCoV.

Você viu?

O desenvolvimento ocorre em colaboração com a firma de biotecnologia Moderna, com sede em Cambridge, Massachusetts, também financiada para este projeto pela Coalition for Epidemic Preparedness, uma organização de associação público-privada.

Diretor do NIH, Anthony Fauci admitiu que é possível que a epidemia do novo coronavírus entre em declive antes que a vacina fique pronta, como foi o caso com a epidemia Sars, em 2002 e 2003.

Levará três meses um teste de fase 1 e mais três meses para obter dados antes de, eventualmente, lançar um teste de fase 2 com um número maior de pessoas, disse ele.

"Mas estamos procedendo como se tivéssemos que criar uma vacina" disse "Em outras palavras, estamos analisando o pior cenário se isso se tornar uma epidemia maior"

Secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar pediu às autoridades chinesas "maior cooperação e transparência" para obter uma "resposta efetiva", afirmando que Pequim não autorizou a entrada de equipes de especialistas americanos.

"Insisti nesta proposta quando me reuni com o ministro da Saúde chinês na segunda-feira, e ela foi reiterada hoje em Pequim através da direção da Organização Mundial da Saúde (OMS)", disse Azar.

Na Austrália, cientistas conseguiram fazer uma cópia do coronavírus , o que seria um passo na luta contra o atual surto de pneumonia. O Instituto Melbourne Doherty criou um novo 2019-nCoV a partir da amostra obtida de um paciente infectado.

Leia também: Cerveja Corona é confundida com coronavírus; entenda a confusão na web

"Obter o vírus real significa que agora temos a capacidade de validar e verificar todos os nossos testes e comparar reações e sensibilidades", disse um dos diretores do laboratório, Julian Druce.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!