RIO — Um médico chinês que foi repreendido por "espalhar boatos" sobre o coronavírus antes do reconhecimento oficial do patógeno morreu na madrugada desta sexta-feira (horário da China), após ser infectado pelo vírus. A informação foi confirmado pelo hospital onde trabalhava.

Li Wenliang foi um dos médicos repreendidos por alertar sobre coronavírus
shutterstock
Li Wenliang foi um dos médicos repreendidos por alertar sobre coronavírus

Li Wenliang , oftalmologista de um hospital em Wuhan , cidade no epicentro do surto, foi uma das oito pessoas repreendidas pela polícia da cidade no mês passado por divulgar informações "ilegais e falsas" sobre o coronavírus .

O hospital de Wuhan, onde Li trabalhava, disse em um comunicado em sua conta no Weibo que ele morreu às 2h58, horário local, na sexta-feira. A informação sobre sua morte, mesmo antes de ser confirmada, gerou forte comoção nas redes sociais, onde aumentam as críticas à demora do governo chinês para reconhecer e combater a economia.

Sua morte foi anunciada na quinta-feira pelo diretor Executivo de Emergências de Saúde da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), Mike Ryan. O hospital, porém, afirmou que Li estava vivo, internado na UTI. A própria OMS, que fez um post em homenagem ao médico, não deixou claro qual foi sua fonte, creditando a informação a Ryan.

Li, que tinha 34 anos, havia dito a um grupo de médicos nas mídias sociais chinesas e na plataforma de mensagens WeChat que sete casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SARS ) teriam ligação com um mercado de frutos do mar em Wuhan, que seria a fonte do vírus.

Leia mais: Britânico diz ter se curado de coronavírus tomando uísque com mel 

O médico postou na plataforma o resultado de um teste confirmando a presença de um coronavírus "tipo SARS" em uma amostra coletada de um paciente.

No dia 3 de janeiro, a polícia de Wuhan afirmou, em uma carta, que Li "perturbou gravemente a ordem social" ao divulgar o exame. o médico foi convidado a assinar uma carta como uma promessa de que interromperia imediatamente seu comportamento ilegal e, se ele se recusasse a cumprir, enfrentaria acusações criminais.

No dia 1º de fevereiro, Li revelou na rede social chinesa Weibo que havia testado positivo para o coronavírus. O oftalmologista contraiu o patógeno quando tratava do glaucoma de uma mulher que havia sido infectada, provavelmente pela filha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!