A epidemia recente do novo coronavírus trouxe preocupação para pessoas de todas as idades. De maneira geral, porém, covid-19 - doença causada pelo vírus - oferece poucos riscos para alguns grupos de pessoas enquanto, para outros, ela pode ser letal.
Leia mais: Vacina contra a gripe pode prevenir o coronavírus? tire suas dúvidas
No principal grupo de risco para o coronavírus estão os idosos. De acordo com a enfermeira-chefe do grupo DG Sênior, Marcella dos Santos, isso acontece porque “existe um fenômeno comum no envelhecimento que se chama imunossenescência, que é a deficiência das células de defesa. Isso nos torna ficam suscetíveis às infecções oportunistas”, explica.
Por isso, é importante ficar atento principalmente aos idosos que já sofrem de alguma doença crônica , como outras infecções respiratórias frequentes e diabetes, o que causa um enfraquecimento ainda maior da imunidade.
De acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, a letalidade progride de acordo com a faixa etária. Em pessoas com mais de 60 anos, por exemplo, a taxa de mortalidade por infecção por coronavírus é de 8%. Já em pacientes com mais de 80 anos, o índice sobe para 15%.
Para reforçar a prevenção , a profissional de saúde destaca que não existe segredo. “É comum esquecermos de manter o controle sobre outras doenças quando aparece uma epidemia como coronavírus , no entanto, se o organismo estiver forte, as chances de uma nova infecção levar o paciente à morte é muito menor”, afirma.
Confira as dicas de prevenção contra coronavírus para idosos
- Lavar bem as mãos com sabão até os cotovelos sem esquecer de esfregar entre os dedos. Dê preferência a sabonete líquido;
- Utilize álcool 70% para substituir a lavagem das mãos ou até para finalizar;
- Em ambiente público, evite passar a mão na boca, olhos e nariz já que o vírus é transmitido por vias aéreas e pelo contato com secreções respiratórias;
- Manter limpos os ambientes. Higienizar superfícies, móveis e até o celular com produtos desinfetantes;
- Prefira não cumprimentar as pessoas com beijo no rosto. O contato próximo e a saliva devem ser evitados;
- Estar com vacinas contra gripe em dia.