A pressa para se proteger do novo coronavírus, principalmente após o primeiro caso confirmado no Brasil , faz com que muitas informações sobre o assunto - nem todas verdadeiras - circulem nas redes sociais. Entre elas, está o alerta de que o álcool gel para higiene das mãos é um item obrigatório. Mas afinal, o produto é capaz de matar o vírus? 

Leia mais: Vacina contra a gripe pode prevenir o coronavírus? Tire suas dúvidas

A eficácia do álcool gel na prevenção do coronavírus é real
shutterstock
A eficácia do álcool gel na prevenção do coronavírus é real

De acordo com o médico pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss, a informação procede. “A eficácia é muito boa para diminuir a transmissão do coronavírus , mas isso também vale para todas as viroses respiratórias”. O produto, porém não é mais eficiente do que água e sabão. 

Leia também: Vale a pena usar máscaras para se proteger do coronavírus?

Você viu?

“A higiene das mãos é fundamental para evitar viroses , lembrando que são elas que podem deslocar os microorganismos presentes nas superfícies para o nosso rosto e mucosas”, explica o profissional.

A eficácia dos produtos acontece porque o coronavírus é revestido com um camada de gordura que o protege. Quando em contato com sabão ou álcool, por exemplo, a camada se dissolve, matando o vírus. 

Leia mais: Coronavírus chegou ao Brasil; saiba como se proteger

O pneumologista , porém, destaca que embora o álcool seja um ótimo aliado para levar na bolsa e usar ao longo do dia, o ponto mais importante da prevenção é a lavagem correta das mãos, que não deve ser subestimada.  

Como lavar as mãos de maneira adequada

  • Ensaboe as mãos e esfregue as palmas entre si;
  • Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão na palma da outra;
  • Entrelace os dedos das duas mãos, e limpe a região entre os dedos;
  • Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas;
  • Esfregue a palma da mão contra as “costas” da outra;
  • Para limpar as unhas e embaixo delas, imite a forma de uma concha com as mãos e faça movimentos verticais uma mão contra a outra, juntando-as em sentido oposto;
  • Esfregue os antebraços e punho.

O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente. Seque com uma toalha ou pedaço de papel limpos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!