Em novas recomendações sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde orientou que todo viajante internacional faça isolamento domiciliar por uma semana, a partir da data do desembarque. Além disso, a pasta também publicou orientações de cuidado pessoal, aconselhamento para profissionais de saúde e desaconselhou eventos populares e até velórios.

Leia também: Número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passa de 100

pessoas utilizando máscaras
Fernanda Frazão/Agência Brasil
Confira as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde


Cruzeiros também estão desaconselhados. Essas e outras orientações fazem parte de medidas "não farmacológicas" que o governo federal repassou a equipes locais de saúde, na tentativa de evitar uma explosão de casos de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, no país, que venham a sobrecarregar o sistema de saúde.

Apesar do isolamento, o Ministério afirma que pessoas que voltaram de viagem só devem procurar unidade de saúde se apresentar febre e tosse ou falta de ar. Caso tenham outros sintomas, a recomendação é ligar para 136.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, fez uma projeção pessimista caso as medidas não seja adotadas. ''A cada três dias, podemos ter o dobro do número de casos se não adotarmos as medidas propostas que vamos apresentar a seguir'' Afirmou Oliveira.

Nos lugares com transmissão local, doentes crônicos e idosos devem fazer restrição de contato social e vacinar contra influenza. Nas regiões com transmissão comunitária ou sustentada, quando não é possível mais saber a origem da infecção, a recomendação do Ministério da Saúde é redução do deslocamento laboral, com adoção de home office, reuniões virtuais ou escalas alternativas.

Outra medida de precaução é que eventos de massa devem ser cancelados ou adiados em todo o país. Caso não seja possível, que sejam feitos sem público. O mesmo é recomendado para eventos em locais fechados com aglomeração de aproximadamente cem pessoas ou mais em áreas com transmissão local, quando o contágio já ocorreu internamente — ao contrário dos primeiros casos, todos importados, em que o doente foi infectado fora do país.

amostra de sangue indicando positivo para coronavírus
shutterstock
Wanderson Oliveira alerta que, se as medidas não forem adotadas, os casos da doença podem aumentar cada vez mais.


A pasta indica também que velórios sejam feitos sem concentração de pessoas. As pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo devem buscar receitas com validade ampliada para reduzir o deslocamento a consultórios, farmácias ou hospitais.

Leia também: Transmissão, sintomas e cuidados: 18 perguntas e respostas sobre o coronavírus

Instituições públicas e privadas devem disponibilizar local para lavar a mão, dispenser com álcool em gel e reforçar a limpeza de pisos, corrimão e outras superfícies.

A antecipação das férias escolares também é orientada pela pasta nessas localidades. Ou então o uso de ferramentas de ensino a distância.

O fluxo em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) será monitorado diariamente a partir de agora, com número de admissões e altas relacionadas ao novo coronavírus. Haverá quarentena quando 80% dos leitos de UTIs disponíveis para tratar os pacientes de covid-19 estiverem ocupadas. O gestor local deve fazer a declaração de quarentena, que é a medida mais extrema para tentar reduzir a transmissão da doença.

Leia também: OMS declara pandemia por novo coronavírus

Orientações do Ministério da Saúde

mulher usando máscara em um aeroporto
Fernando Frazão/Agência Brasil
Confira as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde.

Veja algumas das novas medidas passadas pela pasta:

1. MEDIDAS PARA TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO

  • Etiqueta respiratória: reforço das orientações individuais de prevenção (cobrir a boca ao tossir ou espirrar com lenço descartável, ou usar o cotovelo)
  • Isolamento de sintomático: domiciliar ou hospitalar dos casos suspeitos por até 14 dias.
  • Equipamento de Proteção Individual: recomendações de uso de EPI para doentes, contatos domiciliares e profissionais de saúde.
  • Isolamento de assintomático: viajante internacional, propõe-se o isolamento domiciliar por uma semana (sete dias), a partir da data de desembarque, orientando que procure a unidade de saúde se apresentar febre e tosse ou dispneia (falta de ar). Caso apresente outros sintomas, ligue para 136.
  • Contato próximo: realizar o monitoramento dos contatos próximos e domiciliares
  • Medicamentos de uso contínuo: estimular a prescrição com validade ampliada no período do outono-inverno, para reduzir o trânsito desnecessário nas unidades de saúde e farmácias.
  • Eventos de massa (grandes eventos) - governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas: os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Não sendo possível, devem cumprir os requisitos previstos na Portaria Nº 1.139, de 10 de junho de 2013
  • Cruzeiros turísticos: adiar a realização durante o período de ESPII e ESPIN.
  • Serviços públicos e privados: seja disponibilizado locais para lavar as mãos com frequência, ○ dispenser com álcool em gel na concentração de 70%, toalhas de papel descartável e ampliação da frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária
  • Óbito: emissão de atestado de óbito, cuidados de prevenção e velório sem concentração de pessoas

Leia também: Coronavírus: saiba o que é uma pandemia

2. MEDIDAS PARA ÁREAS COM TRANSMISSÃO LOCAL

mulher tossindo
shutterstock
Confira as recomendações para áreas com transmissão local


  • Idosos e doentes crônicos: recomendar restrição de contato social (viagens, cinema, shoppings, shows e locais com aglomeração) nas cidades com transmissão local ou comunitária e vacinar-se contra influenza.
  • Eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de pessoas (entre 100) - governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros: os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público.

3. MEDIDAS PARA ÁREAS COM TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA/SUSTENTADA

homem tossindo
Thinkstock/Getty Images
Confira as recomendações para áreas com transmissão comunitária ou sustentada


  • Reduzir o deslocamento laboral: incentivar a realização de reuniões virtuais, cancelar viagens não essenciais, trabalho remoto (home office).
  • Reduzir o fluxo urbano: estimular a adoção de horários alternativos dos trabalhadores para redução em horários de pico, escalas diferenciadas quando possível.
  • Regime de trabalho: estimular o trabalho de setores administrativos ou similares, para que ocorram em horários alternativos ou escala. reuniões virtuais e home office, quando possível
  • Instituições de ensino: planejar a antecipação de férias, visando reduzir o prejuízo do calendário escolar ou uso de ferramentas de ensino a distância
  • Declaração de Quarentena: ao atingir 80% da ocupação dos leitos de UTI, disponíveis para a resposta ao COVID-19, definida pelo gestor local segundo portaria 356 de 11 de março de 2020 (por área a ser definida).

Leia também: Álcool 70%, antibacteriano e enxaguante bucal: o que mata o coronavírus?

4. ORIENTAÇÕES DIRETAMENTE ÀS PESSOAS

ilustração indicando coronavírus no pulmao
shutterstock
Confira as recomendações diretas feitas pelo Ministério da Saúde


  • Fique em casa se estiver doente.
  • Incentive aqueles que você conhece que estão doentes a ficar em casa até que não tenham mais sintomas.
  • Altere sua saudação regular. Em vez de um aperto de mão, um beijo ou um abraço, uma onda amigável ou uma cotovelada têm menos probabilidade de expor você a vírus respiratórios.
  • Pratique higiene frequente das mãos e etiqueta para tossir ou espirrar.
  • Limpe e desinfecte objetos e superfícies tocados com frequência, como brinquedos e maçanetas.

Leia também: Coronavírus: Coordenador David Uip recomenda que idosos evitem aglomerações

FAÇA UM PLANO PARA QUANDO O CORONAVÍRUS SE TORNAR COMUM

pessoas usando máscara em um aeroporto
Fernando Frazão/Agência Brasil
Apesar de toda a prevenção, o Ministério da Saúde recomenda a população fazer planos para quando o coronavírus se tornar comum no país


  • Reduza sua exposição a lugares lotados:
  • Fazer suas compras fora do horário de pico
  • Modificar sua rotina de transporte público fora da hora do pico de uso
  • Optar por se exercitar ao ar livre em vez de fazer uma aula de ginástica em local fechado
  • Compre suprimentos que você deve ter sempre à mão par evitar sair de casa se estiver doente ou cuidando de um membro da família doente, mas evite compras desnecessária e exageradas.
  • Se você é um cuidador de crianças ou idosos, convém ter em mente algum colega para lhe substituir caso fique doente.
  • Converse com seu empregador sobre trabalhar em casa, se você precisar cuidar de um membro da família em casa.
  • Se estiver doente, fique em casa até não mostrar mais os sintomas. Os empregadores devem buscar alternativas para evitar que os trabalhadores doentes não tenham que ir ao trabalho apenas para apresentar a licença médica, pois isso pressionará ainda mais os serviços de saúde limitados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!