Após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus (covid-19) no Brasil, muitas farmácias passaram a notificar o esgotamento de produtos como álcool gel e máscaras cirúrgicas. Enquanto esses itens se tornam queridinhos, porém, muitas pessoas já buscam substitutos ou aliados na higiene e limpeza dos ambientes. Mas afinal, o que funciona contra o vírus? 

Leia mais: Coronavírus: voce pode estar infectado e não saber, diz David Uip ao iG

limpeza
Thinkstock Photos
Produtos de limpeza em geral são eficazes contra coronavírus

De uma maneira ampla, todos os produtos que contém álcool em sua composição seriam eficazes contra o coronavírus . Isso porque, assim como outros patógenos, o vírus conta com uma camada protetora de gordura que é sensível ao álcool. Sem essa camada, ele fica vulnerável e morre. Alguns produtos, porém, exigem a maneira correta de serem utilizados ou não tem função apropriada para combate ao vírus.

O que vale ou não usar contra o novo coronavírus

Sabonetes antibacterianos

Principalmente no Brasil, existe um senso comum que muitas vezes acredita que os sabonetes antibacterianos são mais “fortes” do que o produto comum. A verdade, porém, é que pelo menos quando o assunto é coronavírus, não há diferença efetiva em comparação aos demais sabonetes.

Ideal mesmo é não esquecer de lavar as mãosda maneira correta e por pelo menos 20 segundos - principalmente após usar o banheiro, antes das refeições e depois de espirrar ou tossir. 

Álcool 70% 

Diante do esgotamento do álcool gel nas farmácias e supermercados, o álcool 70% se torna um bom substituto. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a recomendação contra o coronavírus são produtos com mais de 60% de álcool na composição, o que decididamente inclui o álcool 70%.

Leia mais: Nem máscaras nem remédios! Lavar as mãos é melhor defesa contra coronavírus

Devido à sua consistência líquida, porém, esse produto é mais indicado para desinfetar objetos e móveis em vez da higiene das mãos. Utilize um pano limpo com álcool 70% para limpar regularmente a tela do seu celular e objetos pessoais como jóias e bijuterias, por exemplo. 

Água sanitária 

Higienizar objetos de uso frequente e ambientes domésticos é uma das recomendações de prevenção listadas pelo Ministério da Saúde. Para ajudar nessa missão, a água sanitária é uma forte aliada, uma vez que uma pequena quantidade já é capaz de deixar a superfície livre do coronavírus. 

É importante, porém, ter cuidado com o contato entre o produto e a pele - assim como objetivos que entram em contato direto com o corpo - o que pode causar agressões. Nesse caso, dê preferência para o álcool ou a combinação entre água e sabão

Desinfetante 

Assim como no caso da água sanitária, os desinfetantes estão entre os produtos de limpeza cotidianos que são eficazes contra a nova doença. Devido à composição alcoólica, esses produtos são capazes de destruir a membrana protetora do vírus e eliminá-lo já na primeira aplicação. 

Enxaguante bucal

Há algumas semanas, uma corrente nas redes sociais afirmava que o uso frequente de enxaguante bucal poderia afastar os riscos de infecção por coronavírus . A informação, porém, foi desmentida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e pelo sistema de checagem do Ministério da Saúde. 

De acordo com os profissionais, embora o produto seja eficaz para a prevenção da placa bacteriana e de outros diversos problemas bucais, não surte efeito contra o contágio, uma vez que a quantidade de álcool em sua composição é pequena. Além disso, o vírus não seguir alojado na superfície bucal, tornando a prevenção ainda mais eficaz. O mesmo vale para soluções salinas para descongestão nasal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!