Depois da corrida aos postos de vacinação contra a gripe nos primeiros dias de campanha, a Secretaria de Estado de Saúde resolveu mudar a estratégia. A partir desta quarta-feira (25), o esquema será dividido por faixas etárias. O público-alvo nesta atual fase da campanha nacional é composto por idosos e profissionais da saúde. A estratégia deve ser seguida por todos os 92 municípios fluminenses.

idoso tomando vacina
Rovena Rosa/Agência Brasil
Rio de Janeiro divide idosos em campanha de vacinação contra gripe para evitar aglomerações

Leia também: Homem morre após se automedicar com cloroquina

Mais cedo, a secretária de Saúde do município do Rio, Ana Beatriz Busch, não descartou criar algum mecanismo para limitar a aplicação de vacinas contra a gripe em idosos e conter as filas nos pontos de vacinação. A medicação é contra o Influenza , e não combate o coronavírus .

Na segunda-feira (23), primeiro dia da campanha, foram aplicadas 220 mil doses , o que representa 90% dos estoques. Em 2019, a prefeitura levou uma semana para aplicar o mesmo número.

Veja como será a vacinação a partir desta quarta-feira:

  • Entre 25 e 28 de março: pessoas com 80 anos ou mais
  • Entre 30 de março e 03 de abril: idosos entre 70 e 79 anos
  • Entre 06 e 14 de abril: quem tem entre 60 e 69 anos

A partir do dia 15 de abril a imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

"Por causa do coronavírus , houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada", explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Leia também: Coronavírus no outono: quais cuidados devemos tomar na nova estação?

Por sua vez, Alexandre Chieppe, médico sanitarista da secretaria, afirmou que devem ser estabelecidos, nos locais de vacinação, espaços por grupos específicos, de forma a evitar o contato das pessoas:

"Deve-se sempre priorizar locais abertos e arejados. E, se ocorrer formação de filas, o profissional de saúde deve orientar as pessoas que seja respeitada uma distância mínima de 1,5m entre elas."

A vacina , composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!