Covid-19
Pixabay/Tumisu
Resultado do estudo mostra importância do uso da máscara para evitar disseminação da doença

Um estudo publicado nesta quarta-feira (13) por um instituto de Saúde dos EUA mostra a importância do uso da máscara para combater a disseminação do Covid-19. No teste, ficou confimador que, além da tosse e do espirro, uma simples conversa também tem alto poder de contágio, uma vez que as gotículas de saliva podem ficar suspensas no ar por mais de dez minutos em um espaço fechado.

Leia também: "Vacina para a Covid-19 está ao nosso alcance", diz infectologista

Segundo informações da agência AFP, pesquisadores do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), que integra os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, pediram que um voluntário repetisse a frase "permanecer saudável" em voz alta por 25 segundos em uma caixa fechada.

Ao longo do experimento , um laser projetado na caixa iluminava as gotas de saliva, que eram contabilizadas pelos pesquisadores. O teste mostrou que o tempo médio de suspensão no ar foi de 12 minutos, valor que varia de acordo com o tamanho das gotículas: quanto menores, mais tempo ficarão suspensas.

Levando-se em conta a concentração já conhecida do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na saliva, foi possível estimar que o ato de falar em voz alta em um ambiente fechado pode gerar mais de mil gotas contaminadas por minuto, sendo que estas sobreviveriam no ar por 8 minutos ou mais.

"Essa visualização direta demonstra como a fala normal gera gotículas no ar que podem permanecer suspensas por dezenas de minutos ou mais e são capazes de transmitir doenças em espaços confinados", concluíram os pesquisadores.

Leia também: 56% dos pacientes de Covid-19 foram infectados por assintomáticos, diz estudo

A conclusão do estudo, mostrando os níveis de contágio do Covid-19 via fala, é importante para comprovar a eficácia do uso da máscara na redução da disseminação do vírus, além de auxiliar na explicação do alto grau de contágio da doença, uma vez que ainda não foi possível quantificar com exatidão como esse tipo de transmissão ocorre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!