Fiocruz
Peter Ilicciev/Divulgação
Primeira mulher a presidir instituição, Nísia Trindade falou sobre os avanços na busca por uma vacina contra a Covid-19

No primeiro semestre de 1900, o Rio de Janeiro enfrentava um sério surto de peste bubônica, uma infecção grave transmitida por pulgas. Em 25 de maio daquele ano, o bacteriologista Oswaldo Cruz criava, numa bucólica fazenda numa área rural da cidade, o Instituto Soroterápico Federal. Após 120 anos, o mesmo lugar, agora Fiocruz, tem protagonismo contra a maior pandemia do século 21, provocada pelo Covid-19.

Leia também: Vital Brazil e UFRJ testam soro hiperimune para tratar Covid-19

À frente da instituição, a socióloga Nísia Trindade, primeira presidente mulher da história da Fiocruz , diz que há dois grupos de pesquisadores trabalhando na busca de uma vacina e garante que, ainda que ela venha de fora, poderá ser produzida no Brasil.

"Vacina requer muito conhecimento de laboratório mais uma fase importantíssima de estudo clínico. Seria fantástico produzir de grupos nacionais, mas, junto com o Ministério da Saúde, estamos trabalhando para formar um painel de avaliação de vacinas candidatas estrangeiras e, havendo uma vacina validada por estudo clínico e de acesso para o mundo, a Fiocruz terá condições de produção. Daí a importância da resolução da OMS de que vacinas e medicamento são bens públicos, sem lucro. Uma vez identificada vacina e definida com o Ministério da Saúde, a Fiocruz tem condições para contribuir", afirmou Nísia.

Sobre as iniciativas da instituição no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), ela revela que existem diversas frentes, como vigilância, sentinela de casos, preparação para diagnóstico, controle da evolução da doença, sistema de dados, atenção aos pacientes, e ressalta a importância das ações "não visíveis".

"A informação é uma ferramenta importante e, sem ela, não há como saber a evolução da doença, se é momento de relaxar ou de fortalecer medidas de isolamento. Fornecemos informação confiável, dados epidemiológicos, permitindo que o conhecimento seja usado para criação de políticas públicas", disse.

Leia também: Posso confiar no exame? entenda quando o teste para Covid-19 deve ser refeito

Segundo ela, a Fiocruz é vista como referência no país, o que significa que "além de tratar os pacientes contribuímos para protocolos, com estudos clínicos sobre medicamentos, pesquisas internacionais. As duas pontas estão ligadas: a atenção ao paciente e o estudo clínico, muitas conclusões vão se dar, infelizmente não na velocidade de transmissão do virus. É uma corrida".

Combate à pandemia

"Com tantas desigualdades, não só sociais, mas também regionais, de infraestrutura, de distâncias, o Brasil é muito complexo e temos que olhar isso. Claro que temos que nos mirar no melhor do mundo porque o Brasil tem potência, história e o Sistema Único de Saúde, um aliado de valor inestimável. O SUS articula muitas dimensões com programas de êxito e foi acionado para responder, mas a epidemia também expõe as fragilidades, como a falta de saneamento, de moradia.

De acordo com Nísia, a dependência tecnológica é uma questão importante, visto que, mesmo com recursos do ministério, foi difícil a importação de ventiladores mecânicos, dos equipamentos de proteção individual, além de fármacos, que são importados quase em sua totalidade: "Precisamos ter formas de não ser tão dependentes. Isso tem que estar no radar".

Lockdown e cloroquina

Questionada sobre os repasses e a relação com o Ministério da Saúde, ela afirmou que o aumento aconteceu confrome as atividades de combate ao vírus também cresceram. Ela listou, inclusive, algumas das medidas que estão ocorrendo, como os estudos clínicos com a cloroquina e a hidroxicloroquina, além da ampliação de capacidade de produção de teses PCR e rápidos.

Leia também: Covid-19: Conheça 4 métodos de vacina que querem imunizar humanos

"É um conjunto de ações importante. Além da nossa contribuição para América Latina e Caribe, já treinamos laboratórios e temos cooperação histórica. Isso só é possível porque trabalhamos em rede".

Por fim, sobre a implementação de lockdown no país, Nísia ressaltou que a compreensão da pandemia é desigual e está ligada a desigualdade social, visto que muitos trabalhadores encontram-se em situações precárias, além de moradires que não permitem a fácil aceitação e utilização das recomendações de distanciamento social.

"Não existiria uma medida única no Brasil, as medidas de isolamento social respeitam parâmetros, como o número de casos, óbitos, capacidade da rede de dar resposta, capacidade de testagem. A Fiocruz foi consultada e respondeu a um questionamento em relação à situação do Rio de Janeiro, numa situação de escalada de casos, 80% dos leitos ocupados, falta de profissionais de saude, que adoeceram. Cada medida que propomos tem fundamentação cientifica", finalizou ela.

Leia também: Vitamina D não tem eficácia contra Covid-19, afirma estudo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!