Vírus
ELIZABETH FISCHER, MICROSCOPY UNIT NIH/NIAID
Nova pesquisa trouxe detalhes sobre a infecção do sistema nervoso

Uma pesquisa italiana evidenciou, pela primeira vez, que o  novo coronavírus (Sars-CoV-2) entra no sistema nervoso central pelo nariz, mais especificamente, pelo bulbo olfativo. Esse seria ainda um dos motivos pelo qual o vírus causa a perda de olfato em inúmeros pacientes.

O estudo foi publicado na revista científica norte-americana "Jama - Otolaryngology - Head & Neck Surgery" e foca nas pesquisas clínicas lideradas pela pesquisadora Patrizia Morbini, da Universidade de Pavia, na Itália .

"Nós conseguimos isolar o bulbo olfatório em dois pacientes e o estudo foca em um dos dois, que tinha uma forma grave da Covid . Neste paciente, nós conseguimos demonstrar com a microscopia eletrônica a presença do vírus no bulbo olfatório, associado a uma grande inflamação", contou Morbini à ANSA.

Conforme a especialista, esse aspecto sugere um dano direto do Sars-CoV-2 no bulbo, mas não foi possível identificar com precisão em quais tipos de células estavam presentes as partículas virais.

Além disso, "no que tange o nariz e, em particular, a mucosa olfativa que isolamos especificamente, também conseguimos identificar a presença abundante de partículas virais, associadas a inflamações, em ambos os pacientes estudados", ressalta.

Apesar da observação clínica publicada ter sido focada em apenas uma pessoa, Morbini pontua que ela é muito importante porque é a "primeira evidência de uma relação direta entre o bulbo olfatório e o Sars-CoV-2, que apoia os dados instrumentais dos danos nesta área em pacientes com a Covid-19 e a evidência clínica de comprometimento do olfato".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!