células do novo coronavírus
NIAID
Novos casos de contaminação de Covid-19 são investigados em São Paulo e Rio de Janeiro


Além da primeira reinfecção da Covid-19 em homem em Hong Kong , instituições brasileiras estão investigando 20 possíveis casos de segunda contaminação. As investigações são conduzidas pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Cerca de 16 dos casos suspeitos estão em São Paulo, enquanto os outros quatro são do Rio de Janeiro. Na última semana, o Hospital das Clínicas anunciou que  reservou uma ala de atendimento apenas para pacientes que suspeitam de nova contaminação de Covid-19.

O primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus foi reportado pela USP. É o caso da enfermeira de Ribeirão Preto , que afirmou que tornou a ter sintomas 38 dias após supostamente se recuperar.

Cinco dias após sentir mal-estar, febre, dor de garganta, perda de paladar e olfato e dores de cabeça e muscular, ela voltou a testar positivo para Covid-19. Os sintomas ficaram por 12 dias, e ela ainda assim testou positivo novamente.

A nova contaminação de pacientes que já haviam contraído a Covid-19 pode impactar as pesquisas para uma vacina, já que isso pode implicar em pouca criação de anticorpos em algumas pessoas.

Com isso, é possível que apenas uma dose não seja eficaz contra a doença em alguns organismos. Também existe a possibilidade de que, diante de uma mutação, as pesquisas sejam comprometidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!