Privada
Pixabay
Banheiro pode ser foco do vírus dentro de apartamentos; entenda

Um estudo conduzido por pesquisadores chineses identificou o que pode ser uma nova forma do dispersão do novo coronavírus, e que pode trazer problemas para quem mora em prédios: através dos encanamentos de esgoto .

Segundo informações da agência Bloomberg, cientistas do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças encontraram traços da Covid-19 em um apartamento vazio localizado exatamente no andar abaixo de uma família em que os cinco integrantes foram infectados pela doença .

Apesar de estar fechado, o local tinha amostras do novo coronavírus no vaso sanitário, na pia e até mesmo no chuveiro. Isso sugere que as partículas que compõem o vírus podem ter "viajado" de um apartamento para o outro pelos encanamentos do banheiro. A principal hipótese é de que os dejetos dos infectados, como urina e fezes, possam ter sido as responsáveis pelo transporte.

Para confirmar tal análise, o grupo realizou um segundo experimento. Usando um rastreador de partículas , eles encontraram traços do vírus em banheiros de outros andares do prédio, sendo o mais distante deles 12 acima do qual a família vivia.

Os pesquisadores acreditam que o resultado, publicado nesta semana na revista científica Environment International, ocorreu devido à dispersão dos gases das fezes da família ao longo de todo o encanamento. Tal análise, inclusive, vai de encontro ao que outros estudos apontaram, sobre a possibilidade de dejetos humanos serem capazes de transportar o vírus  e a dispersão no momento em que a descarga é acionada.

Em entrevista à agência, Lidia Morawska, diretora do Laboratório Internacional de Qualidade e Saúde do Ar da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, afirmou que a descoberta é um grande problema para prédios que utilizam sistema de esgoto comunitário.

Segundo ela, este tipo de sistema faz com que os gases dos dejetos retornem aos apartamentos quando o nível de água está muito baixo, o que também faria com que o coronavírus , caso estivesse presente, pudesse entrar em outros locais: "basicamente, a análise é simples: se há cheiro, isso quer dizer que o ar está indo para um lugar em que não deveria ir".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!