Enfermeiro aferindo a pressão de gestante
shutterstock/Reprodução
Região Sudeste foi a que mais teve gestantes vítimas da Covid-19

A Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), matou 155 gestantes desde o início da pandemia . A informação é de um levantamento nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, com dados do Sivep-Gripe. De acordo com o boletim, a maioria das vítimas é da região Sudeste, onde foram registradas 60 ocorrências.

O Nordeste aparece em segundo lugar na lista de regiões com mais mulheres que morreram durante a gestação, com 50 óbitos. Ele é seguido pelas regiões Norte (25), Centro-Oeste (16) e Sul (4). Outras quatro mortes registradas no País por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ainda estão em investigação. Duas ocorreram no Centro-Oeste e uma no Norte e no Sul.

Já no quadro de casos confirmados, as gestantes contaminadas pelo novo coronavírus até hoje foram 2.718, o que representa um percentual de 44,9% do total de casos de SRAG.

A região Sudeste novamente em primeiro lugar, com 1.008 contaminações, sendo seguida por Nordeste (876), Norte (380), Centro-Oeste (244) e Sul (210). Os casos em investigação no Brasil ainda são 956.

Segundo o Ministério da Saúde, as principais hipóteses para as mortes maternas são a demora pela procura do serviço hospitalar ou internação com menos de 12 horas, necessidade de UTIs materna para acompanhamento dos casos, atendimento precoce na gravidez diante do início do agravamento clínico com Covid-19, necessidade de medicamentos específicos e testagem mais ampla.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!