vacina
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Vacina da Pfizer foi autorizada para uso padrão na Suíça, primeiro país a permitir uso não emergencial

A Suíça autorizou neste sábado (19) o uso da  vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic. É a primeira vez que uma vacina contra o novo coronavírus é autorizada para o uso padrão, ou seja, não emergencial.

Dois meses após receber o pedido, a Swissmedic concedeu a autorização para a vacina da Pfizer em uma revisão contínua dos documentos apresentados.

"Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech é segura e seus benefícios superam os riscos", disse o órgão em um comunicado.

Outros países como Reino Unido, EUA, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e Chile já autorizaram o uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em sua população. Os EUA liberaram também o uso da vacina da Moderna . O uso emergencial é mais restrito e destinado a grupos específicos da população.

"Pudemos tomar essa decisão rapidamente, garantindo que as três condições essenciais sejam respeitadas: segurança, eficácia e qualidade", disse o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.

A vacinação suíça começará dentro de alguns dias, disse o ministro da Saúde, Alain Berset, em um vídeo postado no Twitter. A prioridade de imunização será de pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.

A Swissmedic exigirá que a Pfizer continue enviando informações sobre a segurança, eficácia e qualidade de sua vacina em uma base contínua, disse

A Suíça , com 8,6 milhões de habitantes, garantiu acesso a 15,8 milhões de doses de vacinas, negociadas com três laboratórios distintos: três milhões com a Pfizer/BioNTech, 7,5 milhões com Moderna e 5,3 milhões de doses com a AstraZeneca. São necessárias duas doses por paciente para as três vacinas.

A Suíça registra mais de 4 mil novas infecções todos os dias e mais de cem mortes. No total, o país notificou 400 mil casos e 6 mil mortes desde o início da pandemia.

O governo suíço anunciou novas medidas na sexta-feira para tentar conter a pandemia da Covid-19. A partir de 22 de dezembro, restaurantes, shopping centers, centros esportivos e outros locais de entretenimento estarão fechados.

Em vez disso, as lojas permanecerão abertas, mas com capacidade limitada. As restrições vão valer até 22 de janeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!